Skip to content

OPAS/OMS no Brasil participa de Oficinas de Planejamento do Projeto “Vida no Trânsito” em Curitiba e Palmas

Imprimir E-mail

Representantes da OPAS/OMS no Brasil, membros das comissões nacional e local do projeto Vida no Trânsito reuniram-se entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2010 em Curitiba-PR e Palmas-TO.

nullOs eventos, ocorridos no auditório da Urbanização de Curitiba S/A – URBS e na Sede do SENAC em Tocantins tiveram por objetivo discutir estratégias e programas a serem executados no âmbito do Projeto “Vida no transito”, em favor da segurança no trânsito de ambas as capitais.

O grupo responsável pela discussão, orientação e elaboração do Projeto é formado por representantes da Presidência da República (Casa Civil, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos); Ministério da Saúde, Ministério da Justiça (Polícia Rodoviária Federal), Ministério dos Transportes, Ministério das Cidades (Departamento Nacional de Trânsito, Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e Transporte), alem dos parceiros: Organização Mundial da Saúde e Global Road Safety Partnership.
Participaram da Oficina, além da OPAS/OMS no Brasil, representantes da Comissão Nacional do Projeto, empresas e de instituições públicas e privadas de diferentes áreas do Curitiba e Palmas.

Ao início da Reunião, os representantes da OPAS/OMS no Brasil apresentaram o contexto global dos acidentes de trânsito, ressaltando sua condição de problema de saúde pública e recomendações. Apresentaram ainda, na sequência, o início da do Projeto RS10 e sua contextualização no Brasil sob o nome “Projeto Vida no Trânsito”.

Na tarde do primeiro dia dos encontros nas capitais, José Cardita (Global Road Safety Partnership – GRSP), acompanhado de Lisandro Abulatif (Secretaria Municipal da Saúde de Guaíba-RS), apresentou a Estratégia de Proatividade e Parceria (EPP), adotado pela GRSP, que serviu como modelo para a elaboração dos planos locais. O segundo dia de trabalho, em ambas as cidades, foi de trabalho em grupos para a elaboração efetiva dos planos locais.

As duas oficinas, nas capitais do Paraná e do Tocantins, encerraram o ciclo de visitas da OPAS/OMS no Brasil da Comissão Nacional do Projeto Vida no Trânsito no âmbito do RS10 no Brasil, no ano de 2010.        

Veja mais sobre a repercussão das oficinas na mídia local nestes links: Prefeitura Municipal de Curitiba; Gazeta do PovoPrefeitura de Palmas on-line (1) ; Prefeitura de palmas on-line (2); O Girassol; Conexão Tocantins; O Jornal ; Tocantins FM; Portal LCT ; Agora-TO

 

Última atualização em Qua, 29 de Dezembro de 2010 08:11

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595