Skip to content

V Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica acontece nos dia 14 e 15 de dezembro em Brasília-DF

Imprimir E-mail

nullA atividade pretende abordar as principais ações realizadas e debater com os gestores estaduais/municipais e representantes da sociedade civil as perspectivas para assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). A OPAS/OMS considera oportuna a atividade e destaca o grande avanço conquistado pela política de assistência farmacêutica no Brasil e a importância do debate para apontar as perspectivas.

Serão discutidos assuntos relacionados à Política de Assistência Farmacêutica e às ações governamentais com vistas ao cumprimento dos seus eixos estratégicos, tais como: as funcionalidades do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - HÓRUS e a articulação entre os componentes da Assistência Farmacêutica, os avanços e perspectivas para a Fitoterapia e o Programa de Práticas Integrativas, a qualificação da Assistência Farmacêutica, entre outros.

As ações realizadas pelo Departamento de Assistência Farmacêutica – DAF/SCTIE/MS na efetivação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica serão debatidas com os gestores estaduais e municipais da AF e será apresenta as perspectivas nesta área para os próximos anos.

No seu primeiro dia será lançado o Formulário Terapêutico Nacional 2010 e o livro “Da excepcionalidade às linhas de cuidado: o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica que tratam da qualificação, organização e ampliação do acesso aos medicamentos.

Em sua cooperação técnica com o DAF a Organização Pan-Americana de Saúde tem contribuído com os avanços conquistados, destacando que a gestão federal da assistência farmacêutica guarda grande coerência com os postulados da OPAS/OMS, ou seja, a definição clara de uma política de assistência farmacêutica; a qualificação da gestão, a definição de mecanismos de financiamentos e sua ampliação, e ações voltadas a capacitação do s profissionais farmacêuticos e de promoção do uso racional de medicamentos.

Nesta perspectiva a promoção do V Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica vem permitir a apresentação e o debate das ações realizadas e a troca de experiência entre os níveis de gestão juntamente com a sociedade civil organizada.

A OPAS associa-se ao debate e reconhece a importância da experiência brasileira para o avanço da política de assistência farmacêutica na região das Américas, que tem se beneficiado dos avanços conquistado no Brasil e ao mesmo tempo contribuído com sua diversidade na organização dos serviços farmacêuticos. 

Acreditamos que as perspectivas são as melhores, pelo que se realizou e pelos apontamentos dos novos gestores federias, em especial da busca por erradicar a pobreza e reconheimento  da saúde como fator fundamental para o desenvolvimento humano e do país, com vistas a conquista de plena cidadania.

Última atualização em Qua, 29 de Dezembro de 2010 07:39

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595