Skip to content

OPAS Regional e do Brasil participa da Reunião da Rede de Pesquisas em APS

Imprimir E-mail

Nos dia 13 e 14 de dezembro de 2010, a OPAS/OMS no Brasil participa como parceira do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS),da III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, que ocorre na cidade de Brasília. Este evento visa reforçar o acesso ao conhecimento em Atenção Primária à Saúde (APS), o intercâmbio e a cooperação entre diversos interessados no tema.

Pela OPAS, participaram da abertura o Hernán Montenegro, da oficina central WDC, o Representante em exercício da OPAS/Brasil, Félix Rigoli,  e o coordenador da UT Serviços de Saúde, Renato Tasca.

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde foi criada com o intuito de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS no Brasil, além de promover a melhoria da utilização dos resultados visando à qualificação da gestão da Atenção Primária à Saúde. Para a divulgação de trabalhos e fomento de debates entre os pesquisadores, a Rede dispõe de um portal, no qual consta um cadastro de pesquisas e de pesquisadores em APS.

Esta Rede é gerenciada em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), contando com a representação de integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMF) e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), bem como de pesquisadores das principais instituições e universidades de cada uma das regiões do Brasil.

Também nesta segunda-feira, 13 de dezembro, às 16h, o Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, participará da solenidade de lançamento dos livros "Trajetória da Saúde da Família no Brasil" e “Melhoria Contínua da Qualidade na Atenção Primária em Saúde”.

Na terça-feira, 14 de dezembro, o evento contará com a participação do secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, que tratará do tema “Desafios para construção de Redes de Atenção no SUS” e haverá conexão simultânea via rede com a reunião de encerramento do ciclo de debates sobre redes baseadas em APS, ocorrendo no mesmo horário no auditório principal.

Última atualização em Qua, 29 de Dezembro de 2010 07:32

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595