Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil participa de Seminário de Dengue em Uberaba-MG.

nullDurante os dias 10 e 11 de dezembro de 2010, a OPAS/OMS no Brasil, em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (SMS – Uberaba), participou da Capacitação para Médicos e Enfermeiras no Manejo de pacientes com Dengue, parte do programa do I Seminário de Assistência ao Paciente com Dengue. A capacitação foi ministrada pelo Assessor internacional para Dengue da OPAS/OMS no Brasil, Eric Martinez Torres.

Nesta ocasião o assessor internacional da OPAS/OMS no Brasil foi recepcionado pelo Dr. Francisco Lemos, Epidemiologista da SES-MG, Dr. Valdemar Hial, Secretrário Municipal de Saúde de Uberaba, Sr. Carlos Magno Bracarense, Subchefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba e Geane Andrade, Coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS-Uberaba.

nullDurante o ano de 2010 a incidência da dangue em Uberaba não tem sido tão alta como no período anterior, quando circulava no município do vírus da dengue sorotipo 3 (DEN 3). Entretanto, no atual ano começou a circulação no município de outro sorotipo viral, o vírus da dengue sorotipo 1 (DEN 1) que está associado a formas graves da doença e aos óbitos em adultos. O Den 1 não circulava no estado desde 2001, com isso é esperado um aumento no número de casos, aumento de casos no grupo populacional de menores de 10 anos e possibilidade de aumento dos casos graves, uma vez que já houve a circulação prévia de dois outro sorotipos (DEN 2 e DEN 3).

No encontro com o Dr. Valdemar Hial, Secretário Municipal de Saúde de Uberaba, este expressou sua vontade e a do Prefeito em cumprir as ações de prevenção da dengue no território mediante a integração das ações com outros setores da sociedade, que tem relação com a presença e permanência do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, e todas àquelas relacionadas com a vigilância epidemiológica e de atenção ao paciente, para prevenir a ocorrência de óbitos. Além do acompanhamento da OPAS, tal como demonstrado neste seminário. 

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595