Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
BRA Principal

 
A Rede Pan-amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde responde à demanda deformação de uma Rede Cooperativa entre instituições de ensino, pesquisa e gestão que integram os oito países da Organização do tratado de Cooperação Amazônica localizados na região Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Esta Rede estimula uma atuação articulada entre os países amazônicos para o desenvolvimento da região, a produção e difusão de inteligência cooperativa voltada para a realidade local, atuando nos campos de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, gestão e cooperação nacional e internacional.

 

 Nome da Rede:

 Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

 Quando foi criada:

 Novembro/2006

 Facilitador da Rede:

 OPAS/OMS

 Quem integra:

 Instituições dos oito países constituintes da OTCA (região amazônica): Peru, Guiana, Suriname, Bolívia, Equador, Brasil, Venezuela, Colômbia.

 Objetivos da Rede:

Formulação de políticas integradas, à formação de recursos humanos, ao aumento da cooperação técnica com os gestores de políticas de saúde e ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da investigação conjunta.

 Principais atividades, meios de comunicação entre os integrantes (presencial, e-mail, listas de discussão, conferências electrônicas):

 Se estrutura por meio de 7 grupos de trabalho que se reúnem presencialmente 1 vez por ano. Elluminatte foi utilizado com freqüência em 2010. Sendo o principal meio de comunicação: e-mail. Encontra-se em estruturação após reunião presencial de 2010/Suriname um e-mail list.

Página web / Biblioteca virtual da Rede:

http://panamazonica.bvsalud.org/php/index.php?lang=pt

http://amazonia.fiocruz.br/redepan/

 Afiliação à Rede(espontânea, seleção, indicação, através de pagamento de adesão, etc.):

 Espontânea e por meio de indicação.

Recursos financieros:

 A principal fonte financiera advém da OPAS/OMS por meio do TC 41(Fiocruz). Espera-se que os demais países componentes da rede aportem recursos de forma a potencializar as atividades.

Papel da OPAS/OMS:

 A partir de Dezembro de 2010, a OPAS/OMS assume o papel fundamental e importante de se tornar a Secretaria Executiva da Rede. Por meio, não só do apoio e execução das atividades administrativas e financeiras mas também como facilitador e agregador da Rede.

 

Outras informações:

São os seguintes os temas tratados nos Grupos de Trabalho da Rede: Saúde e Ambiente, Malária, Telessaúde, BVS Rede Pan-Amazônica, Investigação a Serviços e Sistemas de Saúde, Acesso a Medicamentos/Propriedade Intelectual e Interculturalidade.

Última atualização em Sex, 14 de Janeiro de 2011 07:46
 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595