Skip to content

Universidade Aberta do SUS (UNASUS)

Imprimir E-mail

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é uma rede colaborativa de instituições educacionais, serviços de saúde e gestão do SUS que opera de modo colaborativo para propiciar o aprendizado ativo dos profissionais da rede da saúde, com mediação das novas tecnologias de comunicação (NTIC).

 

Criação

Junho de 2008

Facilitador da Rede

Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Coordenação). Vinícius Oliveira (Ponto Enlace).

Quem a integra

Membros: Instituições públicas de educação superior que aderiram as Metas 4.4 ou 4.6 do Mais Saúde, oferecendo cursos de especialização em saúde da família ou capacitação gerencial para, no mínimo 1.000 trabalhadores do SUS, cada uma. Colaboradores: núcleos de telessaúde e outras instituições que disponibilizam a rede recursos e tecnologias educacionais, seguindo o modelo do CVSP.

Objetivos

Possibilitar a colaboração entre as instituições educacionais, serviços de saúde e gestão do SUS, potencializando ações de educação em saúde por apoio mútuo, por meio do compartilhamento de recursos educacionais, de experiências em educação a distância, estruturas de apoio presencial, de estudantes e certificados educacionais.

Principais atividades

  • Oficinas de capacitação para planejamento, produção e oferta de cursos nas modalidades educação a distância e semi-presencial para trabalhadores da saúde.
  • Oficinas online para produção colaborativa de material educacional.
  • Catalogação e publicação dos recursos educacionais das instituições integrantes.
  • Compartilhamento de informações e experiências entre as instituições, por meio da divulgação regular de temas de interesse comum.
  • Elaboração de publicações.

Meios de comunicação:

  • Portal da UnA-SUS, e-mail.
  • Encontros mensais do Fórum de Coordenadores (Foco UnA-SUS).

Link

http://www.universidadeabertadosus.org.br

Filiação à rede

Conforme critérios definidos pela SGTES para oferecer cursos de especialização em larga escala para profissionais de equipes de saúde da família e para integrar o Programa de Capacitação Gerencial, no marco do Mais Saúde.

Recursos financeiros

Recursos do Termo de Cooperação 8 e 57 (SEGETS/MS).

Papel da OPAS/OMS na Rede

  • Cooperação técnica e operacional, incluindo a articulação com a o Campus Virtual de Saúde Pública e com outras experiências de educação a distância e educação permanente em saúde em outras sub-regiões das Américas (OPAS/OMS) e outras regiões da OMS.
  • Apoio na execução do plano de trabalho anual da Rede.
  • Apoio as atividades do Foco, incluindo visitas as instituições, qualificação das equipes das instituições parceiras em EAD e novas tecnologias educacionais.
  • Apoio na execução do plano de trabalho anual da UnA-SUS.
Última atualização em Qui, 17 de Dezembro de 2009 10:23

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595