Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil participa da reunião do balanço de ativividade de 2010 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue

nullO Programa Nacional de Controle da Dengue/MS realizou, no 7 de dezembro de 2010, sua reunião de balanço das ações desenvolvidas em 2010.  A realização da  reunião foi apoiada pelo 62º Termo de Cooperação para dengue, mantido entre a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, e contou com a participação do corpo diretivo do Programa Nacional e todos os seus técnicos.

nullPela OPAS/OMS participaram o Consultor, Haroldo Bezerra, e o Consultor Internacional Eric Martinez.

O objetivo da reunião foi o de discutir o cumprimento das ações planejadas para o ano de 2010, suas fortalezas e debilidades, bem como subsidiar o planejamento das atividades para 2011,  com destaque para as prioridades do programa para esse ano, e a interface das ações proposta com o 62º Termo de Cooperação.

A abertura e condução dos trabalhos foi realizada pelo Dr.Giovanini Coelho, Coordenador-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue. Em sua fala inicial o Dr. Giovanini ressaltou o compromisso e responsabilidade de sua equipe, e agradeceu todo o apoio que o Pragrama Nacional tem recebido da OPAS/OMS no Brasil, o qual tem sido da mais alta relevância para os avanços conquistados na prevenção e controle deste agravo no Brasil.

A reunião foi desenvolvidas por meio de apresentações dos estágios de realização das ações proposta para 2010, seguida  de discussão em plenária. Dentre os pontos discutidos pode-se ressaltar os seguintes: o processo de investigação sobre a recirculação do DENV 4 no país e sua contenção; o apoio e acompanhamento dos planos de controle da dengue no Estado do Rio de  Janeiro e Município do Rio; a elaboração de artigos cientificos; a apresentação no Grupo Técnico de Vigilância em Saúde os resultados preliminares da investigação dos óbitos por dengue; os planos de contigências dos estados e municípios capitais; ações de mobilização e comunicação em articulação com o Núcleo de Comunicação da SVS e Assessoria de Comunicação do MS.

Dentre as prioridades elencadas para 2011 ressalta-se: a continuidade do processo capacitação para investigação de óbitos de técnicos das Secretaria de Estado e Municipais de Saúde; a capacitação de médicos e enfermeiros no manejo de pacientes; o apoio na realização de pesquisas na área de controle vetorial; o fortalecimento das ações de mobilização social; o processo de assessoria e acompanhamento das SES e SMS, e a revisão das Diretrizes Nacionais.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595