Skip to content

Teste rápido para diagnóstico da tuberculose, aprovado pela OMS, será implantado no Brasil em 2011

Imprimir E-mail

nullNo dia 8 de dezembro de 2010, a Organização Mundial da Saúde endossou um novo e rápido teste para diagnóstico da tuberculose que será de especial relevância aos países mais afetados pela doença. Este novo teste pode revolucionar o tratamento e controle da TB, uma vez que fornece um diagnóstico preciso para os pacientes em cerca de 2 horas. Os resultados dos testes atualmente disponíveis levam cerca de três meses para retornar ao paciente.

 

O teste rápido é um Teste de Amplificação de Ácido Nucléico (NAAT) totalmente automatizado. Há 18 meses vem passando por uma avaliação rigorosa de sua eficácia em sítios pilotos para o diagnóstico rápido da TB, bem como da TB multirresistente e TB associada à infecção pelo HIV, formas de mais difícil diagnóstico.

As evidências indicam que a aplicação deste teste pode resultar em um aumento em três vezes no diagnóstico de pacientes com resistência aos medicamentos para TB e em duas vezes o número de casos diagnosticados de TB associados ao HIV em área com altos índices de coinfecção.

Em muitos países, o diagnóstico de TB é feito quase que exclusivamente pelo exame de escarro, um método de diagnóstico que foi desenvolvido ao longo do século passado. Este novo método, que incorpora a tecnologia moderna de DNA, pode ser realizado fora dos laboratórios convencionais e, um de seus outros benefícios, por ser totalmente automatizado, é fácil de usar e seguro.

No link a seguir é possível obter informações sobre Xpert MTB-RIF disponíveis no site do Escritório Central da OPAS  - Título "Laboratórios TB" - Clique aqui.

No Brasil, tal método diagnóstico chamado de GeneXpert, estará disponível a partir de 2011 em fase de teste piloto, com duração de 4 meses, no município do Rio e em Manaus, cidades que concentram os maiores números de casos da doença. Se os resultados obtidos com estes pilotos forem iguais aos resultados dos testes preliminares, o exame será implantado em toda rede, ainda no próximo ano, segundo declarações do Coordenador Nacional do Programa de Tuberculose, Dr. Draurio Barreira.

Notícia adaptada das seguintes notícias:
WHO endorses new rapid tuberculosis test -Link para a notícia

SUS testará exame que detecta tuberculose em 2h - Link para a notícia

Foto de abertura obtida no site da FIND (Foundation for Innovative New Diagnostics) - Link para Homepage da FIND

Última atualização em Seg, 17 de Janeiro de 2011 07:34

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595