Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

SGTES e OPAS estabelecem novas diretrizes para o fortalecimento da Rede Observatório

Respondendo às propostas encaminhadas na oficina da Rede Observatório de Recursos Humanos do Brasil (Rede-ObservaRH), realizada em julho de 2010, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e a Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos da OPAS/OMS no Brasil produziram Nota Técnica conjunta estabelecendo diretrizes para o fortalecimento nacional e internacional da rede.

À OPAS/OMS no Brasil, em seu papel de assessoria à  Coordenação da Rede, caberá apoiar e desenvolver atividades visando a integração das Estações de Trabalho no Brasil assim como suas parcerias internacionais.

A iniciativa dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde foi lançada em 1999 pela OPAS para fazer frente à necessidade de utilização de informação no debate, planejamento e gestão dos recursos humanos em saúde. Naquele mesmo ano, o Brasil instituiu sua rede nacional. Dez anos após, existem no Brasil 22 Estações de Trabalho, os Observatórios estão presentes em vinte e oito países das Américas e África e Europa demonstram seu interesse pela experiência. Também merece destaque a formação de uma geração de gestores, técnicos e pesquisadores dedicados ao tema dos Recursos Humanos para a Saúde.

Em abril de 2010, a OPAS sediou no Brasil uma reunião com o intuito discutir os conceitos estruturantes e formas de funcionamento do Observatório Regional. Em julho deste mesmo ano, realizou-se a oficina nacional com objetivo discutir mecanismos de dinamização e acompanhamento da Rede brasileira.

Diante deste contexto, a Coordenação da Rede solicitou apoio à OPAS para a realização de atividades visando a construção de uma agenda comum, de ferramentas compartilhadas e atividades multicêntricas, coordenadas e direcionadas para a produção continuada de informação estratégica para a gestão. As ações serão realizadas em cooperação estreita com a Coordenação da Rede, sem comprometer a autonomia das Estações e se alteração de outros procedimentos já estabelecidos. 

Acesse a nota técnica

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595