Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A GPCDDS da OPAS/OMS no Brasil alinha Planos de Trabalho com o escritório central de OPAS/OMS em Washington DC

Entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2010, foi desenvolvida em Washington DC uma agenda conjunta entre a Gerência de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável (GPCDDS) da OPAS/OMS no Brasil e a área de Vigilância Sanitária , Prevenção e Controle de Doenças (AD/HSD) do escritório central da OPAS/OMS.

O propósito da agenda foi identificar os temas estratégicos de apoio ao país e maneiras para aprimorar a cooperação técnica, com ênfase no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e a Cooperação Sul – Sul.

A missão da OPAS/OMS no Brasil foi conformada pelo Dr. Enrique Gil, Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável, pelo Dr. Alfonso Tenório e a Dra. Micheline Meiners, da mesma Gerência. No escritório central da OPAS/OMS foram formadas equipes de trabalho liderados pelo Dr. Marcos Espinal Gerente da Área Técnica de Vigilância Sanitária , Prevenção e Controle de Doenças (AD/HSD); Dr. Rodolfo Rodríguez, Coordenador da Unidade de Doenças Transmissíveis (CD); Dr. Sylvain Aldighieri, Coordenador da Unidade de Regulamento Sanitário Internacional, Alerta e Resposta e Doenças Epidêmicas; e Dr. James Hospedales, Coordenador da Unidade de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas (AD/NC). Entre os temas tratados nas reuniões destacaram-se a dengue, malária, doenças virais emergentes e reemergentes, resistência microbiana, tuberculose, doenças negligenciadas, laboratórios de saúde pública, alerta e resposta, Regulamento Sanitário Internacional, câncer e outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Foi compartilhado com as equipes da HSD o modelo de gestão da Representação no Brasil e o enfoque inter-programático matricial. Os acordos e compromissos foram enfocados no contexto das duas grandes linhas pactuadas na Estratégia de Cooperação 2008-2012 entre OPAS/OMS e o Governo Brasileiro: apoio à implementação do Sistema Único da Saúde (SUS) e a Cooperação Sul-Sul.

Foi destacado o papel do Brasil no cumprimento das metas regionais e no debate sobre governança global em saúde, assim como no campo da inovação na procura de alternativas aos desafios dos países em desenvolvimento.

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595