Skip to content

Publicação "Caracterização do Estado da Arte em Biotecnologia Marinha no Brasil"

Imprimir E-mail
Sample ImageLançada a publicação "Caracterização do Estado da Arte em Biotecnologia Marinha no Brasil'. A publicação possibilita o diagnóstico da capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Biotecnologia Marinha fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) tem estimulado a geração de novos conhecimentos em várias áreas marinhas, inclusive as que objetivem o desenvolvimento de produtos inovadores. Tem fomentado, por meio de parcerias, a pesquisa biotecnolõgica a partir de organismos marinhos (vegetais ou animais, invertebrados ou vertebrados) que englobem o isolamento, identificação e caracterização de moléculas; a caracterização de suas atividades biológicas; a modelagem, a síntese, as modificações químicas, a expressão de moléculas bioativas e a produção de insumos de aplicação industrial.

A oportunidade de parcerias interministeriais visando à consolidação de pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas relacionados às aplicações biotecnológicas dos organismos marinhos está na agenda do Comitê Executivo para Levantamento e Avaliação do Potencial Biotecnológico da Biodiversidade Marinha (Biomar), junto à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). O Biomar é um Comitê coordenado pelo MCT com 15 representações governamentais, inclusive o Ministério da Saúde.

O livro está constituído, nos seus primeiros capítulos, de uma série de definições, do histórico recente e os campos de atuação da biotecnologia marinha. Em seguida são apresentados os principais centros de pesquisa nessa área no mundo. Nos capítulos 7 e seguinte estão reunidas as respostas de algumas das questões mais relevantes para os objetivos do livro.

O livro será divulgado e distribuído nacionalmente, priorizando-se instituições universitárias e os empresários. Foi apoiado em sua publicação por meio do Termo de Cooperação nº 59, do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, clique aqui.

Última atualização em Sex, 14 de Janeiro de 2011 14:04

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595