Boletins Panaftosa

Home


Representante da OPAS/OMS no Brasil se reúne com novo Ministro da Saúde

Imprimir E-mail

nullO Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, reuniu-se com o novo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o Secretário da SVS, Jarbas Barbosa, e sua equipe técnica no dia 18 de janeiro de 2011 para iniciar diálogo sobre temas estratégicos e as ações conjuntas de cooperação técnica e a serem realizadas na nova gestão do Governo. Participaram da reunião o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e o Chefe de Gabinete do Ministro, Mozart Julio.

Na ocasião, foram discutidas as principias prioridades da gestão do Ministro, tendo como referência os lineamentos dados pela Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff: diminuição da mortalidade materna, combate às drogas, fortalecimento do Sistema Único de Saúde por meio de seu financiamento, melhoria na gestão pactuada e descentralizada do Sistema, construção de indicadores de efetividade do cumprimento da política de qualidade da atenção do usuário do SUS e fortalecimento da resposta do MS a situações de crise.

Nesse contexto, foi ressaltada a parceria da OPAS/OMS nas atividades de cooperação técnica com o MS de acordo com as prioridades definidas na Estratégia de Cooperação da OPAS/OMS com o Brasil 2008-2012. O Representante da OPAS/OMS entregou ao Ministro o Informe global da Organização Mundial da Saúde sobre o financiamento da saúde, o volume 5 da série boas práticas na gestão do Termos de Cooperação relacionada ao tema mortalidade materna na Bahia.

Outros temas também foram destacados, como a relevância da participação do Brasil na próxima Assembléia Mundial da Saúde e no Conselho Diretor da OPAS, o trabalho conjunto que vem sendo realizado no Haiti e a necessidade de articular a celebração do Dia Mundial da Saúde, em 07 de abril, neste ano com o tema “Propagação global da resistência a antimicrobianos”.

Última atualização em Ter, 18 de Janeiro de 2011 14:02
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595