Skip to content

Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica

Sample ImageAconteceu nos dias 08 e 09 de novembro de 2010, o Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) em Brasília, DF. O evento teve como principal objetivo o debate e a troca de experiências das "Boas Práticas" realizadas pelos NITs de forma a possibilitar aos responsáveis pelas áreas de inovação nas instituições de científicas e tecnológicas (ICTs) e nos órgãos governamentais, a avaliação e o aprimoramento das atuais políticas e do marco legal da inovação.

No atual cenário de competividade global, a inovação é um paradigma para o desenvolvimento sustentável e para garantir a inserção estratégica do país - econômica e política - nos mercados internacionais, bem como para gerar novas oportunidades de emprego e renda.

Sample ImageA Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) dispõe sobre o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com a finalidade de promover a capacitação e o alcance da autonomia tecnológica para o desenvolvimento industrial do Brasil, com a participação das ICTs no processo de inovação.

Uma das principais definições da Lei de Inovação foi a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), que se tornam agentes fundamentais da articulação entre a academia e o setor produtivo, com a responsabilidade de propor, acompanhar e avaliar as políticas de inovação, para promover a proteção e a manutenção da propriedade intelectual, e para transferir as novas tecnologias para o setor empresarial.

Considerando a importância das ações dos NIT e a necessidade de disseminação e da apropriação de experiência entre os Núcleos, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) organizaram o evento.

Para a realização do Workshop foi criada uma Comissão Consultiva composta por representantes do MCT, CNPq, Capes, CGEE, Fortec, MDIC, MS, Finep, INPI e ABDI. Estavam presentes representantes de NITs de todas as regiões do país (de ICTs públicas e particulares) além de representantes da Anprotec, Anpei, CNI, Sebrae, CONSECTI, Confap e procuradorias.

A Profa. Dra. Maria Celeste Emerick, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi convidada a participar de mesa redonda sobre "Ferramentas de Gestão", como exemplo de Boas Práticas de Atuação realizadas pelo NIT da Fiocruz. A OPAS/OMS no Brasil foi representada por meio da consultora nacional para a área, Giselle Calado, da Unidade de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa.

Para a discussão e a divulgação de "Boas Práticas" realizadas pelos NITs, foram definidas as seguintes categorias de classificação:

  • Ferramentas de gestão
  • Uso dos instrumentos e políticas públicas de incentivo à inovação
  • Transferência de tecnologia
  • Estruturação do NIT
  • Práticas de divulgação de tecnologias
  • Políticas internas

Para mais informações sobre o evento, veja os links abaixo:

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595