Skip to content

Lançamento do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos - REBEC - durante evento DECIT 10 Anos

Imprimir E-mail
Sample ImageDurante cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo em C&T para o SUS – 2010, foi lançado, no dia 16 de dezembro de 2010, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS) o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec).

 Resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz junto à Organização Pan-Americana de Saúde e ao Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS), a plataforma virtual de acesso gratuito registrará estudos clínicos de pesquisadores estrangeiros e brasileiros. Além da divulgação de pesquisas, o Registro (www.ensaiosclinicos.gov.br) servirá também como fonte de informação para voluntários que queiram participar dos estudos sobre tratamentos, medicamentos, análise de procedimentos, entre outros temas da saúde).

Sample ImagePara o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, o sistema dará maior transparência e acesso aos estudos clínicos realizados no País e no mundo e servirá como uma ferramenta de proteção dos sujeitos de pesquisa.

Segundo técnico do Decit e responsável pelo projeto, Ricardo Gamarski, o sistema será o primeiro registro que terá dados sobre as pesquisas em português. “Como ainda não havia uma plataforma assim no País, os estudos eram registrados majoritariamente no Clinical Trials, registro norte-americano, e, portanto, só estavam disponíveis em inglês.

Com o sistema brasileiro, será mais fácil para os pacientes portadores de doenças raras, por exemplo, localizarem os ensaios em andamento.”, ressalta Gamarski. Outra vantagem do sistema é que as pesquisas serão registradas independente de seus resultados, ou seja, mesmo se a intervenção se mostrou nociva ou ineficaz. A estimativa é que sejam registrados por ano cerca de 200 estudos clínicos e que no início de 2011, a plataforma seja reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como registro primário de ensaios clínicos.

FONTE: Portal do Ministério da Saúde.

Última atualização em Sex, 21 de Janeiro de 2011 13:39

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595