Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Publicação da Rede ObservaRH percorre memória da Saúde Pública no Brasil

Resultante da cooperação da OPAS/OMS e duas estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rede ObservaRH), o livro Na Corda Bamba de Sombrinha: no fio da história narra a trajetória percorrida pela sociedade brasileira na busca por melhores condições de saúde desde o Brasil Colônia até os dias atuais.

A publicação narra também, a constituição de um campo de saberes e práticas necessariamente interdisciplinar e fortemente influenciado pelas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais que perpassam a história da sociedade brasileira.

Elaborada por historiadores, cientistas sociais e educadores da Estação Observatório História & Saúde e da Estação Observatório dos Técnicos em Saúde, a publicação revela nexos importantes entre os caminhos trilhados pela saúde e a história do país, reconhecendo na saúde uma das chaves de interpretação da sociedade e componente fundamental da cidadania.

Na profusão de artigos e linhas de pesquisa que compõem o Campo da Saúde Pública, a questão da formação dos trabalhadores e da força de trabalho da saúde é debatida no livro como um dos pilares de sustentação das políticas públicas, merecendo maior atenção tanto dos estudiosos quanto dos planejatores e gestores dos sistemas e serviços de saúde.

Ricamente ilustrada a obra torna público parte expressiva do acervo documental acumulado pelas instituições de saúde do país e do exterior, convidando o leitor a fazer um agradável passeio em um universo ainda desconhecido do grande público e de parte expressiva dos profissionais que atuam no SUS.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595