Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Realizada a V Reunião da Rede Pan-Amazônica de CT&I/S em Paramaribo, Suriname

 nullDurante os dias 07 e 08 de dezembro 2010, foi realizada a 5ª Reunião Pró-Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, na cidade de Paramaribo, Suriname, apoiada pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41)  envolveu em sua organização o Ministério da Saúde do Suriname, OTCA, Fiocruz e as Representações da OPAS/OMS no Suriname e no Brasil.

 A reunião, realizada no Marriot Courtyard Paramaribo Hotel, contou com a participação de 50 representantes dos oito países que integram a Rede Pan-Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

Teve como principal objetivo apresentar e discutir os avanços e desafios dos 7 Grupos de Trabalho (GT) da Rede. São eles: i) Acesso a Medicamentos/Propriedade Intelectual, ii) Telemedicina, iii) Malária, iv) Investigação em Serviços e Sistemas de Saúde, v) Saúde Ambiental, vi) BVS Rede Pan; e ainda foram apresentados os objetivos do novo GT, vii) Interculturalidade.

Sample ImageDentre os destaques da reunião, a OTCA, por meio do seu Coordenador de Saúde, Dr. Antonio Restrepo (foto) apresentou as principais linhas de trabalho definidas e adotadas pelos países Amazônicos e consignadas no Plano Estratégico de Saúde dessa Organização.

Foram ainda revisadas as linhas de ações dos GTs para o ano 2011 e foram apresentadas seqüencialmente, as recomendações de trabalho. Como primeira conclusão, percebe-se a necessidade de elaboração de planos de ação e cronograma de execução mais concretos no que diz respeito a prazos. 

Sample ImageNa reunião do Comitê Gestor da Rede foi aprovada a nova titularidade da Secretaria Executiva que passa a ser de responsabilidade da OPAS/OMS no Brasil após os três anos de secretariado da Fiocruz Manaus. Espera-se que a OPAS/OMS no Brasil assuma com êxito o rol de facilitador da Rede, mobilizando seus Escritórios nos 8 países da Região e contribuindo para melhorar a gestão da informação e os canais de comunicação. (Foto: Dr. Christophe Rérat, Coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da OPAS/OMS Brasil e Dra. Gerry Eijkemans, PWR da OPAS/OMS Suriname)

Sample ImageO Ministro da Saúde do Suriname, Celsius Waterberg (foto), em sua fala de encerramento destacou a importância do tema Saúde Ambiental para a Rede num mundo submetido a mudanças climáticas. Chamou a todos os GTs a desenvolver a comunicação virtual privilegiando a BVS Rede Pan como espaço de trabalho, com objetivos e resultados a curto prazo. Lembrou ainda, que os resultados dos Projetos da Rede devem se integrar às Agenda dos mecanismos e iniciativas de integração regionais, somando-se a ações mais amplas com valor agregado.

Sample ImagePor fim, realizou-se a transferência da presidência pró-tempore da Rede do Peru para o Suriname numa Cerimônia Oficial na presença do Sr. Ministro da Saúde do Suriname (Foto: Dr. Luis Santamaria-Peru, ex-presidente do Comitê Intergovernamental). A vice-presidência está atribuída à Bolívia, país onde deverá ser realizada a próxima reunião da Rede no 2º semestre de 2011.

Abaixo, os principais documentos referentes aos trabalhos desenvolvidos na reunião:

  1. GT Interculturalidade (I) (R)
  2. GT Investigação em Serviços e Sistemas de Saúde (I) (R)
  3. GT BVS Rede Pan-Amazônica (I) (R)
  4. GT Malária (I) (R)
  5. GT Telessaúde (I) (R)
  6. GT Propriedade Intelectual (I) (R)
  7. GT Saúde Ambiental (R)
 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595