Skip to content

OPAS e FIOCRUZ parceiros de cooperação técnica sul-sul para fortalecer serviços de laboratório de HIV/Aids na America Central

Imprimir E-mail

nullOs assessores regionais da OPAS, Giovanni Ravasi, Jean Marc Gabastou e Mónica Alonso, a coordenadora subregional para o HIV na America Central, Maria Dolores Pérez-Rosales, e o Dr. José Carlos Couto Fernandez, do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular da FIOCRUZ, se reuniram no Panamá nos dias 17-19 de janeiro com os representantes da Secretaria Executiva da Comissão de Ministros da Saúde da America Central (SE-COMISCA) para começar um estudo de viabilidade técnica e avaliação de custos com o objetivo de  manter as funções essenciais do Laboratório de Referencia Regional de HIV/Aids para os países da America Central e a Republica Dominicana.

O Laboratório de Referencia Regional (LRR) de HIV/Aids, com sede na Cidade do Panamá e hospedado no Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos de Saúde, faz parte do Projeto subregional contra o HIV/Aids na América Central, convênio entre a Secretária de Integração Social Centro-americana e o Banco Mundial, assinado em Tegucigalpa em 2005. O LRR de HIV/Aids funcionou entre 2007 e 2010 como centro especializado para oferecer o acesso a tecnologias de laboratório não disponíveis nos Laboratórios Nacionais de Referência da região centro-americana, e proporcionar programas de treinamento contínuo para os profissionais dos Laboratórios Nacionais em metodologias de diagnóstico, validação de novas metodologias, controle de qualidade, biossegurança, transporte de substâncias infecciosas, entre outras. O LLR também gerenciou um programa de monitoramento da qualidade dos Laboratórios Nacionais de Referência, através do qual se fortaleceram os sistemas de gestão de qualidade, que asseguram a qualidade e confiabilidade dos resultados das provas que se realizam na região centro-americana.


Em Novembro de 2010 o Projeto do Banco Mundial terminou com o fechamento do LRR, pondo em risco a continuidade e sustentabilidade dos progressos alcançados em 3 anos de existência do Laboratório de Referencia Regional. Em setembro de 2010, a COMISCA pediu o apoio técnico dá OPAS para avaliar diferentes cenários viáveis para dar continuidade ás funções essenciais do LRR, em particular os exames de genotipagem do HIV e a gestão dá qualidade para exames de diagnóstico e monitoramento do HIV. Para dar resposta a essa solicitação, formou-se um grupo de trabalho conformado por OPS, SE-COMISCA, e com a participação do consultor da FIOCRUZ, José Carlos Couto Fernandez, experto em tema de laboratório do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz, laboratório em curso de credenciamento à Rede Global de Laboratórios de Genotipagem da Organização Mundial da Saúde. A missão de avaliação das capacidades atuais dos laboratórios da região e dos possíveis cenários de sustentabilidade das funções essenciais de referencia vai terminar no próximo dia 28 de janeiro. A entrega do relatório do estudo a SE-COMISCA está previsto para meados de fevereiro.

Última atualização em Qui, 27 de Janeiro de 2011 14:10

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595