Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Gerência de Prevenção Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil Cria Grupo de Trabalho Interprogramático para a Estratégia de Gestão Integrada Contra a Dengue

nullNo dia 25 de janeiro de 2011, a Gerência de Prevenção Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, sob a coordenação do seu gerente, Enrique Gil, criou um grupo de trabalho interprogramático para a estratégia de gestão integrada contra a dengue (GTI dengue).

O GTI dengue é composto por diversas áreas de trabalho da Representação, e tem como facilitadores os Drs. Eric Martinez e Haroldo Bezerra. O objetivo do GTI é elevar, ainda mais, a qualidade da cooperação técnica existente com Ministério de Saúde do Brasil e fortalecer o SUS, através da aplicação de novas e mais eficazes medidas de prevenção, controle, diagnóstico e tratamento da dengue nos estados e municípios com maior risco de sofrer de epidemias ou surtos da doença.

O grupo atuará prioritariamente em sete eixos temáticos: meio ambiente; organização dos sistemas de saúde; capacitação de recursos humanos; laboratório e tecnologia; gestão; pesquisa e inovação e promoção de saúde. A proposta de trabalho é que cada área integrante do GTI – dengue identifique com suas contrapartes no Ministério da Saúde, outras instituições ou movimentos sociais ações especificas no contexto da cooperação técnica mantida com esses parceiros que possam auxiliar a impactar na morbi-mortalidade por dengue.

Já como produto do GTI-dengue a Gerência de Prevenção Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável e a Gerência de Sistema em Saúde, identificaram as seguintes oportunidades de trabalho junto a Direção Nacional da Atenção Primária/MS, no tema das novas guias de manejo de pacientes da OPAS/OMS, e com a Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595