Skip to content

RET-SUS comemora 10 anos de existência

Imprimir E-mail

A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) completou uma década de atividades. Atualmente a Rede está presente em todos os estados do Brasil e conta com 36 Escolas Técnicas e Centros Formadores de Recursos Humanos do SUS. Cláudia Marques, consultora da OPAS/OMS no Brasil e membro da comissão de coordenação da rede, ressalta contribuição da RET-SUS para captação, articulação e otimização de recursos e competências capazes de fomentar relacionamentos entre indivíduos e instituições em torno de um objetivo comum de caráter público.

A RET-SUS é fruto de um amplo movimento pela formação de técnicos que remete Projeto de Formação em Larga Escala nos anos 80. Foi criada com apoio da OPAS/OMS pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para fortalecer a formação do pessoal de nível médio que atua na área da Saúde. Objetiva compartilhar informação e conhecimento; buscar soluções para problemas de interesse comum; difundir metodologias e outros recursos tecnológicos destinados à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica; e promover articulação entre instituições formadoras de trabalhadores de nível médio em saúde no país, buscando ampliar sua capacidade de atuação em sintonia com as necessidades e demandas do SUS e, consequentemente, contribuir para a efetivação da política nacional de saúde.

Além dos avanços na Educação Profissional em Saúde no Brasil, atualmente 07 Escolas Técnicas estão envolvidas com projetos de formação técnica no Cone Sul, PALOP e Haiti.

A Rede dispõe atualmente de dois grandes veículos de informação, a Revista RET-SUS, de publicação mensal, e o site contendo notícias e documentos e informações relevantes sobre enventos, atividades e publicações. Abaixo, infografo produzido pela equipe da Secretaria da RET-SUS com informações atualizadas sobre as escolas participantes.

 

Fonte: RET-SUS

 

Última atualização em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 08:40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595