Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil e Ministério da Saúde participam de oficinas de trabalho do Projeto “Vida no Trânsito” em Palmas, TO e Teresina, PI

nullComissões locais do Projeto “Vida no Trânsito” receberam, nos dias 26 e 27 de janeiro (Palmas) e 31 de janeiro - 2 de fevereiro (Teresina) representantes da OPAS/OMS no Brasil, do Ministério da Saúde e da Global Road Safety Partnereship – GRSP, para a realização das oficinas de trabalho previstas para o primeiro trimestre de 2011.

 

 

Em Palmas foram realizadas análises de dados integrados, provenientes da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte de Palmas (SSTT), dos relatórios de atendimento a vítimas de acidentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Semus, do Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP) da Polícia Militar do Estado (PM-TO), do Sistema de Informações Hospitalares da Secretaria da Saúde de Estado (Sesau) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran–TO). Veja maiores detalhes das oficinas neste link.

nullJá em Teresina, além e oficinas de trabalho com as comissões executiva e intersetorial do Projeto na cidade, a agenda de trabalhos incluiu reuniões com Pedro Leopoldino, Presidente da Fundação Municipal der Saúde e também com Alzenir Porto, Superintende de Transporte e Trânsito do município.   

Os encontros nas duas cidades seguem um planejamento onde, no presente momento, as comissões locais do “Vida no Trânsito”, com o auxílio dos parceiros nacionais e internacionais, apresentam, organizam e analisam dados sobre acidentes de trânsito, provenientes dos setores de saúde (óbitos, internações, atendimentos emergenciais) e dos setores de polícia e trânsito (boletins de ocorrência).

Um vez obtidas e qualificadas as informações, a partir de filtragens e pareamentos de dados, gráficos e relatórios são analisados e discutidos, de modo a se identificarem os fatores de risco relevantes. Estes fatores identificados irão, por sua vez, serem objetos de programas específicos, voltados à redução da morbimortalidade no trânsito das cidades.  
Palmas e Teresina são duas das 5 cidades que integram o Projeto “Vida no Trânsito”.
 

 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595