Skip to content

A UT de Saúde da Mulher, do Homem, Gênero e Raça da OPAS/OMS participa em Oficina de Planejamento do Joint Team em HIV/Aids

Imprimir E-mail

nullDurante os dias 08 e 09 de fevereiro o Joint Team HIV/aids, integrado pelos pontos focais que trabalham no tema HIV/aids das agencias da ONU OPAS/OMS, UNODC, UNESCO, UNFPA, ONU Mulheres, UNICEF, ACNUR, OIT e UNAIDS realizou uma oficina de planejamento para o ano 2011. O Objetivo principal foi acordar e planejar ações conjuntas do Joint Team e fortalecer este espaço de construção inter-agencial para dar resposta de forma integrada e articulada às políticas do governo federal e dos estados priorizados como Bahia e Amazonas.

O exercício teve como referência a divisão de trabalho das agências e as prioridades definidas pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. Entre as questões que nortearam a discussão da agenda ressaltam a revisão do Plano Integrado Amazonaids e Laços Sociais, desenvolvido nos estados de Bahia e Amazonas, a revisão das ações implementadas durante o ano de 2010, a avaliação dos principais avanços e limitações e a identificação de prioridades para as atividades de cooperação em 2011.

Durante a oficina foi realizada uma análise do contexto nacional internacional da epidemia e cada agência apresentou um consolidado das atividades realizadas o ano passado, descrevendo a localização das ações de HIV na estrutura programática de cada organização. Isto permitiu conhecer a forma em que cada instituição trabalha e dar visibilidade aos temas estratégicos transversais ao HIV/aids. Os participantes voltaram seus esforços para identificar prioridades estratégicas e pontuar temas centrais que possam nortear a atuação futura do Joint Team, com o intuito de aproveitar ao máximo as capacidades das agências para o desenvolvimento de ações de cooperação técnica que contribuam com a resposta nacional à epidemia.

Um dos principais resultados da reunião foi a priorização das ações de cooperação técnica em cinco eixos estruturantes, a saber: transmissão vertical do HIV e da Sífilis; educação e juventude; gênero, diversidade sexual, diversidade étnica racial e direitos humanos; drogas; advocay e legislação e cooperação-sul-sul. As ações elencadas envolvem os temas de vigilância, estudos e pesquisas, populações vulneráveis, aceso a diagnóstico e tratamento, seguimento à Declaração de México e apoio à sociedade civil.

Última atualização em Qui, 17 de Fevereiro de 2011 12:38

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595