Skip to content

OPAS/OMS - Brasil participa em Caravana de Dengue em Palmas, Tocantins

A OPAS/OMS - Brasil participou conjuntamente com a  Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins da avaliação dos planos de contingência para epidemias de dengue, realizada pela Coordenação do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, previamente à visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Caravana da Dengue), ao Estado.

Pela OPAS - Brasil participou o Dr. Eric Martinez Torres, Assessor Internacional para Dengue, e pelo Ministério da Saúde participaram especialistas da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) y da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

O grupo foi recebido pelo Secretário Municipal de Saúde de Palmas e sua equipe de trabalho, com o os quais foram visitadas unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento e Hospital Geral. O Gerente Estadual de Dengue e Febre Amarela, Whisllay Maciel Bastos, e sua equipe de trabalho também receberam o grupo e participaram da visita ao LACEN-TO.

Durante o ano de 2010, a incidência de dengue em Palmas, Tocantins, não tem sido tão elevada como no ano anterior, quando circulavam no município o sorotipo DEN-2. Apesar disso, desde meados do ano passado foi iniciada a circulação do sorotipo DEN-1, que tem estado associado a formas graves da doença e ao óbito de um adulto durante o período.

O DEN-1 não circulava no  Estado desde 2001, motivo pelo qual se deve esperar um número elevado de casos entre o grupo populacional de menores de 10 anos de idade. Desde o final de 2010 e durante Janeiro de 2011 não foi possível realizar isolamento viral no LACEN-TO, devido a uma contaminação no laboratório de cultivo celular.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595