Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil em conjunto com a SVS, SAS e Secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza avaliam seus planos de controle da dengue

nullA OPAS/OMS no Brasil, no período de 7 a 11 de fevereiro de 2011, esteve em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde, Assistência a Saúde prestando assessoria as Secretarias de Saúde do Ceará e Fortaleza no Combate à dengue, participou da missão o Dr. Haroldo Bezerra, a qual ocorreu no marco da "Caravana da Dengue" do Ministério da Saúde.

nullO técnico da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde foram recebidos pelo Secretário Estadual de Saúde, Dr. Raimundo José Arruda Bastos, e do município de Fortaleza, Dr. Alexandre José Mont'Alverne Silva. Nesta ocasião os Secretários agradeceram o apoio da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde, e informaram que a dengue é tema prioritário na gestão estadual e municipal. Foram também apresentados, neste momento, os planos do estado e município para o enfrentamento da epidemia da dengue e avaliação dos estágios de implantação dos planos. Este processo de avaliação foi concluído no dia 26.02.2011 com a visita do Ministro Alexandre Padilha a esse estado.

A avaliação teve como metodologia a realização de reuniões técnicas e visitas as unidades de saúde, base de equipamentos de ultra baixo volume (UBV), laboratório de entomologia do estado, Lacen e Regional de Saúde III.  Durante as reuniões e visitas foram discutidas as ações propostas nos planos de controle da dengue e seus estágios de execução para cada eixo temático, tais como: controle de vetores, vigilância epidemiológica, laboratório e educação e mobilização social.

Os planos avaliados apresentaram importantes avanços, destacando-se o sistema de vigilância entomo-epidemiológico do município. No plano estadual considera-se importante a implementação da classificação de risco dos pacientes com dengue, as ações de mobilização e comunicação para a prevenção da doença.

Neste ano, até 25 de fevereiro de 2011, foram notificados 6.964 casos no Ceará. Destes, 95 foram classificados como graves (FHD + dengue com complicação), e 13 óbitos sob investigação. O estado do Ceará está entre os 16 classificados como de alto risco para epidemias por dengue, segundo o Ministério da Saúde.

Fotos: SES/CE

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595