Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil e a “Caravana da Dengue” em Alagoas

nullA OPAS/OMS no Brasil, no período de 16 a 19 de fevereiro de 2011, esteve em conjunto com a SVS, SAS e as Secretarias de Saúde de Alagoas e Maceió revisando os seus planos de contingências para  dengue. Participou da  “Caravana da Dengue” o consultor Haroldo Bezerra, na qual também participou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que encerrou esta visita técnica com uma reunião com o governador, Teotônio Vilela Filho, o prefeito de Maceió, José Cícero Soares de Almeida, e outras autoridades.

nullA visita da equipe da OPAS/OMS e Ministério da Saúde consistiu de reuniões com técnicos das secretarias estadual e municipal de saúde para discussão sobre as atividades descritas nos planos de contingências, e o atual estágio de implantação de cada uma delas. Quanto às atividades de campo, foi visitada a base de equipamentos de ultra baixo volume (UBV) e o almoxarifado de inseticidas do estado. No município foram visitados o Centro de Controle de Zoonoses, e um ponto de apoio das atividades de controle vetorial dos Agentes de Controle de Endemias/ACE, e feito um acompanhamento das ações de visitas casa a casa dos ACE. Além das atividades técnicas a missão foi também recebida em audiência pelos secretários de Estado da Saúde Alexandre Toledo, e Municipal Adeilson Loureiro.

Em Alagoas, os municípios prioritários para o combate à dengue são: Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Palmeira dos Índios, Paripueira, Penedo, Pilar Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares. O estado de Alagoas figura entre os 16 classificados como de alto risco para epidemias por dengue, segundo o Ministério da Saúde.

Fotos: SES-AL

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595