Boletins Panaftosa

Home Página Inicial I Oficina Conjunta das janelas temáticas - MDG Fund


I Oficina Conjunta das janelas temáticas - MDG Fund

 nullNo dia 01 e 02 de março de 2011 foi realizada a I Oficina Conjunta das janelas temáticas do MDG Fund (Fundo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Estiveram presentes na mesa de abertura do evento representando o governo brasileiro a Agência Brasileira de Cooperação e Fundação Nacional do Índio, além do Coordenador Residente da ONU e o representante da OPAS/OMS no Brasil.

O objetivo da oficina foi criar sinergia entre os programas conjuntos que estão sendo desenvolvidos no Brasil através da apresentação e discussão dos desafios e soluções comuns quanto a implementação das atividades previstas, bem como a identificação e sistematização de boas práticas, discussão das estratégias de avaliação e monitoramento e estratégias de gestão da informação e conhecimento.

Estiveram presentes na mesa de abertura representando o governo brasileiro a Agência Brasileira de Cooperação e Fundação Nacional do Índio, além do Coordenador Residente da ONU e o representante da OPAS/OMS no Brasil. Participaram da reunião os pontos focais das respectivas agências dos três Programas Conjuntos: Gênero, Construção da Paz e Nutrição, além dos parceiros governamentais e os representantes da coordenação do sistema ONU no Peru e Equador.

O evento foi organizado em cinco módulos: (1) Situação atual na qual os Programas Conjuntos apresentaram seus respectivos avanços; (2) Desafios na Implementação dos PCs na qual os representantes dos escritórios da coordenação do sistema ONU no Peru e Equador apresentaram os principais desafios e soluções encontradas nestes dois páises; (3) Monitoramento e Avaliação; (4) Gestão do Conhecimento; (5) Comunicação.

O Programa Conjunto Segurança Alimentar Nutrição foi convidado a apresentar sua experiência do plano de avaliação e monitoramento, bem como a estratégia de gestão da informação e conhecimento. Importante destacar que o Programa Conjunto optou pelo uso da estratégia de Espaço Colaborativo em parceria com a BIREME para o plano de gestão da informação e conhecimento (http://ecos-nutripovosindigenas.bvs.br/tiki-view_articles.php).

Em 13 e 14 de outubro de 2010 em Lima, Peru foi realizada uma reunião de Gestão do Conhecimento para os Programas Conjuntos do MDG fund para os países da América Latina. Nesta ocasião, o Programa Segurança Alimentar e Nutrição foi representado pela OPAS/OMS e UNICEF Brasil além da representação do Governo Brasileiro (FUNAI e Ministério da Saúde). Informe desta reunião disponível no Espaço colaborativo (http://ecos-nutripovosindigenas.bvs.br/tiki-list_file_gallery.php?galleryId=18).

 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 


 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595