Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Videoconferência sobre Controle Social no Combate à Dengue

Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil, participou no Conselho Nacional de Saúde/CNS, no dia 3 de março de 2011,  da videoconferência "O Controle Social no Combate à Dengue", que teve abrangência nacional com pontos de transmissão em todas as unidades federadas, e em tempo real no site do CNS. A OPAS/OMS no Brasil retransmitiu a videoconferência por meio de sua página na web o que possibilitou uma maior abrangência e acesso.

Estiveram presentes como debatedores o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro; o Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, Enrique Gil; a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Júlia Roland; e o Conselheiro do CNS, Ronald Santos. O evento foi encerrado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em suas palavras na sessão de abertura, Representante da OPAS/OMS no Brasil parabenizou o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde pela iniciativa. Destacou o papel da OPAS/OMS no esforço para o controle da dengue no plano nacional, onde a cooperação técnica com o Ministério da Saúde tem possibilitado ao país importantes avanços.

Ainda segundo Diego Victoria, três premissas básicas devem ser consideradas para se obter o controle desta doença. Uma das mais importantes é a comunicação com as comunidades atingidas e sua ação de forma comprometida com as medidas de prevenção e controle. A segunda é a identificação pela população dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e assim promover sua eliminação. Por último, ele destacou a necessidade de se garantir uma vigilância ativa e oportuna.

Jarbas Barbosa, em sua fala, ressaltou a importância do papel da OPAS/OMS em todo o processo de controle da dengue e parabenizou ao CNS e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa pela realização da videoconferência. O Secretário Jarbas também destacou importantes aspectos da parceria com os Conselhos de Saúde, como a colaboração dos Conselhos Municipais no acompanhamento da execução das ações de combate à dengue localmente, e a mobilização que os conselhos podem realizar com os parceiros de sua rede (sindicatos, lideranças locais, associações de moradores, etc).

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595