Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Videoconferência sobre Controle Social no Combate à Dengue

Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil, participou no Conselho Nacional de Saúde/CNS, no dia 3 de março de 2011,  da videoconferência "O Controle Social no Combate à Dengue", que teve abrangência nacional com pontos de transmissão em todas as unidades federadas, e em tempo real no site do CNS. A OPAS/OMS no Brasil retransmitiu a videoconferência por meio de sua página na web o que possibilitou uma maior abrangência e acesso.

Estiveram presentes como debatedores o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro; o Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, Enrique Gil; a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Júlia Roland; e o Conselheiro do CNS, Ronald Santos. O evento foi encerrado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em suas palavras na sessão de abertura, Representante da OPAS/OMS no Brasil parabenizou o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde pela iniciativa. Destacou o papel da OPAS/OMS no esforço para o controle da dengue no plano nacional, onde a cooperação técnica com o Ministério da Saúde tem possibilitado ao país importantes avanços.

Ainda segundo Diego Victoria, três premissas básicas devem ser consideradas para se obter o controle desta doença. Uma das mais importantes é a comunicação com as comunidades atingidas e sua ação de forma comprometida com as medidas de prevenção e controle. A segunda é a identificação pela população dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e assim promover sua eliminação. Por último, ele destacou a necessidade de se garantir uma vigilância ativa e oportuna.

Jarbas Barbosa, em sua fala, ressaltou a importância do papel da OPAS/OMS em todo o processo de controle da dengue e parabenizou ao CNS e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa pela realização da videoconferência. O Secretário Jarbas também destacou importantes aspectos da parceria com os Conselhos de Saúde, como a colaboração dos Conselhos Municipais no acompanhamento da execução das ações de combate à dengue localmente, e a mobilização que os conselhos podem realizar com os parceiros de sua rede (sindicatos, lideranças locais, associações de moradores, etc).

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595