Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

O Gerente de prevenção e controle de doenças e desenvolvimento sustentável da OPAS/OMS no Brasil debate a questão da dengue em videoconferência

O Dr. Enrique Gil, Gerente de prevenção e controle de doenças e desenvolvimento sustentável da OPAS/OMS no Brasil, no dia 3 de março de 2011, participou como debatedor da videoconferência “O Controle Social no Combate à Dengue”.

Em sua intervenção o Dr. Enrique Gil parabenizou o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde pela realização da videoconferência e reiterou o firme propósito da OPAS/OMS em continuar e fortalecer a cooperação técnica mantida com o Ministério da Saúde, e em especial para a dengue. Ainda em sua fala, o Senhor Gerente, enfatizou o fato de que a prevenção e controle da dengue não é de responsabilidade única do setor saúde, e que o seu alcance depende de uma abordagem intersetorial do problema, e do compromisso firme da população com a ação de eliminação dos criadouros do mosquito, e na busca precoce de atendimento nas unidades de saúde do SUS.

A videoconferência teve também como debatedores o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Eng. Diego Victoria, o Secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Jarbas Barbosa; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Dr. Odorico Monteiro; a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Dra. Júlia Roland; o Coordenador Nacional do Programa da Dengue, Dr. Giovanini Coelho e o Conselheiro do CNS, Ronald Santos. O evento contou, no seu encerramento, com a participação do Ministro da Saúde e Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministro Padilha encerrou o evento destacando que o Ministério da Saúde tem liderado uma série de ações de mobilização nacional contra a dengue, e que ele já visitou 16 estados este ano, para reforçar o caráter intersetorial da prevenção e controle da dengue, bem como o papel importante de toda sociedade neste processo. Ele também anunciou que passado a sazonalidade da doença o Ministério da Saúde junto com os demais parceiros do SUS fará uma discussão e avaliação profunda do programa nacional de controle da dengue.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595