Skip to content

Brasil participa da II Oficina EVIPNet para elaboração de “POLICY BRIEF” e diálogos deliberativos

nullAconteceu em Santiago, Chile, durante a semana de 7 a 11 de março de 2011, a II OFICINA EVIPNet AMERICAS com a participação de Bolivia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, El Paso – Fonteira, Trinidade e Tobago. EVIPNet – Evidence Informed Policy Network – é uma iniciativa da OMS que promove o processo de tomada de decisião e de de formulação de políticas de saúde informadas por evidências em países de baixa e média renda. As oficinas regionais da OPS/ OMS colaboram para a implementação de EVIPNet nos países em conjunto com os pontos focais de cada país.

nullA abertura do evento foi feita pelo Dr Luiz Ibañez diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica do Chile, Dr Julio Suarez, Representante da OPAS no Chile, Dr Luis Gabriel Cuervo coordenador da Unidade de Promoção e Desenvolvimento de Pesquisas em Saúde da OPAS em WDC e Dr Tomás Pantoja, coordenador do grupo EVIPNet no Chile.

Durante os cinco dias os países se reuniram em grupos com a presença de um “facilitador” para fazer um exercício pratico de todos os processos previstos na metodologia de EVIPNet, desde a formulação de um “policy brief” até a simulação de um dialogo deliberativo para tentar antecipar as barreiras que podem surgir para garantir que as evidencias produzidas no país sejam implementadas.  Em todas as praticas da Oficina havia muita troca de informação e debates entre os países com apropriada mediação dos facilitadores.

nullA equipe do Brasil estava composta por Gilvania Melo, coordenadora da Unidade de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciencia e Tecnologia - DECIT - da SCTIE/MS, Wania Fernandes, técnica da mesma Unidade, Veronica Abdalla da OPAS/BIREME e Flavia Poppe, consultora da OPAS e responsável pelo Termo de Cooperação 47 sobre Promoção à Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde. O Brasil é o primeiro país das Americas  que produziu um “policy brief” sobre Mortalidade Perinatal e, por essa razão, desempenhou um papel relevante durante o evento.

nullNo dia 10 de março a Universidade Católica organizou um encontro sobre “El uso de La evidencia para informar las políticas públicas em salud”  e o grupo foi convidado para participar. Dr Luis Gabriel e Dr Tomas Pantoja abriram o Seminario e após breves apresentações houve um excelente debate com a participação do Dr Emilio Santelices, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Estrategico no Ministerio da Saúde do Chile e Dr Thomas Leisewitz, Assessor da Direção de Orçamento do Ministerio da Fazenda.

Foi uma semana muito rica em termos de produção de informação e troca de conhecimentos entre os países e, nesse sentido, EVIPNet AMERICAS vem se constituindo uma estratégia de grande relevância para a promoção do uso de evidencia acadêmica para as políticas e decisões em Saúde. Conheça a EVIPNet Brasil e explore revisões sistemáticas com facilidade através da pagina http://brasil.evipnet.org/

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595