Boletins Panaftosa

Home


Projeto Educação Técnica em APS/Enfermagem/Cone Sul realiza primeira oficina de trabalho

Imprimir E-mail

null O evento tem como objetivo analisar e elaborar propostas de operacionalização de educação profissional para técnicos de nível médio da enfermagem e é realizado pela  Organização Pan-Americana da Saúde do Brasil/Programa de Cooperação Internacional em Saúde – TC 41, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde/Ministério da Saúde do Brasil e a Escola Técnica de Saúde de Blumenau.

A oficina integra as atividades do Plano de Trabalho do Projeto Educação Técnica em APS/Enfermagem/Cone Sul teve início no dia 14 de março e segue até o dia 18 deste mês.

Este Projeto, articulado entre os Ministérios de Saúde da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a intermediação da OPAS – PWR/BRA – TC 41 e do Programa de Recursos Humanos/OPAS – Sub Região Cone Sul, objetiva apoiar o intercâmbio de experiências, conhecimentos e tecnologias voltados à estruturação e ao fortalecimento da educação profissional técnica em saúde, tendo como foco inicial a formação de trabalhadores de nível técnico da área de enfermagem que atuam na atenção primária em saúde.

Nessa oficina estão sendo realizadas atividades teóricas e práticas que buscam evidenciar as estratégias de estruturação da educação profissional de técnicos de nível médio da saúde no Brasil. Assim, estão sendo realizadas apresentações, leituras, debates e visitas orientadas às instituições de ensino e de serviço.

Nesta quarta-feira, 16 de março, os grupos visitaram as instalações da futura sede da Escola Técnica de Saúde de Blumenau e se reuniram com profissionais da Escola Técnica de Saúde para debater a estruturação da educação profissional, considerando o modelo de atenção primária à saúde na organização da atenção.

Também visitaram o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas, da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau e debateram com gestores e profissionais da enfermagem aspectos relacionados à articulação ensino-serviço e ao papel da gestão dos serviços na articulação da política de educação profissional na saúde.

Na quinta, 17, será realizada uma visita orientada à cidade de Rio do Sul, a fim de conhecer como se organiza e funciona uma classe descentralizada, analisar o papel do coordenador local de turmas e discutir o papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço na definição das demandas de formação. 

Última atualização em Qui, 17 de Março de 2011 13:35
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595