Skip to content

Parceria SESAB, OPAS/OMS e MS para a construção da Política de Alimentação da Bahia

Foi realizada no dia 17 de março de 2011 a abertura da V e VI Oficina Construtiva da Política de Alimentação e Nutrição da Bahia. A mesa de abertura do evento contou com a presença de Débora do Carmo, diretora de Gestão do Cuidado da SESAB, Kathleen Oliveira, consultora técnica do MS e Janine Coutinho, consultora técnica da OPAS/OMS. Débora do Carmo apontou a inteção da SESAB publicar a Política até o final do primeiro semestre de 2011.

O evento será a etapa final da proposta construtiva de elaboração da PEAN/Ba.Trata-se de uma complementação do momento estratégico e do momento tático-operacional, onde objetiva-se o delineamento do monitoramento e avaliação da referida Politica, conforme previsto na metodologia adotada para todo o trabalho pelas consultoras Profªs. Dras. Sandra Chaves e Maria do Carmo Guimarães/UFBa, fundamentada no Planejamento Estratégico Situacional (PES), conforme concebido por Carlos Matus (1993) e desenvolvido em outros projetos pelas responsáveis técnicos desta proposta (Guimarães et al, 2004, Santos et al, 2006).

Em consonância com os momentos anteriores, estes são também essenciais para dar forma à uma política que corresponda às necessidades da população baiana no campo da alimentação e nutrição, de acordo com os princípios do SUS e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e para o direito humano à alimentação de todos.

O evento conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para a construção da politica no marco da Cooperação Técnica e da Coordenção Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Mais informações no site do MS (http://nutricao.saude.gov.br)


 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595