Boletins Panaftosa

Home Página Inicial A OPAS/OMS realiza reunião Internacional sobre Profilaxia de Pré-exposição Sexual – PREP para a infecção pelo HIV


A OPAS/OMS realiza reunião Internacional sobre Profilaxia de Pré-exposição Sexual – PREP para a infecção pelo HIV

nullDiego Victoria, representante da OPAS/OMS no Brasil, junto com Pedro Chequer, Coordenador do UNAIDS no Brasil e Dirceu Greco, Diretor do Departamento de   DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde participa da cerimônia de abertura da reunião. O Representante da OPAS/OMS no país destacou a relevância do tema e a oportunidade de fazer esta discussão junto a um número representativo de países, no marco das estratégias de prevenção ao HIV e a partir dos resultados preliminares dos estudos sobre o uso de Profilaxia de Pré-exposição Sexual – PREP que recentemente foram publicados.

  A reunião aconteceu os dias 15 e 16 de março em Brasília com a participação de 45 expertos de diferentes países da Região de América Latina e Caribe como  Brasil, Argentina, Equador, Peru, Belize, Republica Dominicana, Trindade e Tobago, Estados Unidos, Honduras, Venezuela e  Guiana.  
  A Profilaxia Pré-Exposição ainda utilizada somente em estudos sob condições altamente controladas, permite que pessoas soronegativas em alto risco de infecção pelo HIV, utilizem medicamentos antirretrovirais como forma de reduzir o risco de serem infectadas. Iniciativas para estudar os efeitos do uso do PREP em algumas populações vulneráveis, especialmente Homens que fazem sexo com Homens, estão sendo desenvolvidas em várias regiões do mundo. Espera-se que essas evidências permitam trazer luzes sobre o atual estado da arte do tema, as brechas, as dimensões éticas para sua implementação, sustentabilidade e organização de serviços entre outros desafios importantes. null
  Os principais objetivos da reunião foram:
Estabelecer um diálogo construtivo com os atores regionais sobre PREP;  Identificar o atual estado da arte sobre a estratégia PREP e os desafios a serem enfrentados; Identificar brechas nas investigações e propor avanços; Apresentar resultados preliminares de pesquisa nos temas de aceitabilidade, financiamento, rentabilidade e modelagem; Identificar aspectos-chave nos serviços de saúde e propor soluções; Identificar políticas, advocacy, temas de regulação e propor soluções. 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 

Rede de Relacionamento

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595