Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Cerimônia marca abertura do Programa de Líderes em Saúde Internacional - Edmundo Granda Ugalde 2011

nullEm 22 de março foi realizada a cerimônia de abertura do Programa de Líderes em Saúde Internacional - Edmundo Granda Ugalde (PLSI 2011), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma Agenda de Saúde nas Américas, tendo como estratégia o fortalecimento das capacidades dos países na região para compreender, atuar e influenciar positivamente nos determinantes internacionais de saúde.

Os candidatos brasileiros selecionados para participarem do PSLI 2011 foram: Soraya W. Vilas Boas e Marcelo Regenold.

Soraya Vilas Boas, integrante da equipe da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador da SVS/MS, destaca a importância do “desenvolvimento de competências necessárias para o cumprimento, em nível internacional, de funções essenciais como a análise da situação dos trabalhadores migrantes; o modelo político e de desenvolvimento e a tomada de decisão; a negociação e o direito ao trabalho descente e digno; o gerenciamento de projetos relacionados ao tema e a cooperação, geração e disseminação do conhecimento em Saúde do Trabalhador enquanto campo do saber”.

Para Marcelo Regenold, Presidente do Comitê Municipal da Rede AMAMENTA BRASIL/SES/MS, a oportunidade oferecida pelo Programa vai ajudá -lo a contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, sobretudo nas regiões de fronteiras: "Atualmente existe nas regiões de fronteira uma ampla lacuna e desintegração das ações de saúde promovidas entre esses países, apesar de fazerem parte de blocos regionais como MERCOSUL e UNASUL. Uma das questões importantes a serem desenvolvidas no âmbito de fronteiras seria fomentar a integração de dados, sobretudo a partir de órgãos competentes, de forma a traçar diretrizes comuns para garantir a saúde da região".

O Programa é realizado através do Campus Virtual da Saúde Pública (CVSP) e a Representação da OPAS/OMS no Brasil apoia a iniciativa por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), coordenado por José Paranaguá de Santana.

Para acompanhar a cerimônia de abertura do Programa em espanhol clique aqui. A opção em inglês também está disponível aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595