Boletins Panaftosa

Home Página Principal OPAS/OMS no Brasil participa de Encontro de ONGs pela Segurança no Transito, em Washington, DC.


OPAS/OMS no Brasil participa de Encontro de ONGs pela Segurança no Transito, em Washington, DC.

nullA equipe do Projeto “Vida no Trânsito”, coordenado pela OPAS/OMS no Brasil e pelo Ministerio da Saúde brasileiro, tomou parte do 2º Encontro Mundial de Organizações Não Governamentais para a Segurança Rodoviária e Vítimas da Via, realizado na sede da OPAS/OMS em Washington nos dias 14 e 15 de março de 2011.

O encontro reuniu representantes de organizações não-governamentais (ONGs) de vários países na sede da Organização Pan-americana de Saúde em uma reunião organizada pela Organização Mundial da Saúde.

No evento (confira aqui o vídeo), as organizações compartilharam informações e experiências voltadas à defesa de um trânsito mais seguro e discutiram a viabilização de uma aliança de ONGs, de modo a fortalecer suas ações e demandas. Um particular destaque foi dado aos preparativos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que será lançada mundialmente em 11 de maio de 2011.

nullNo encontro estiveram entre os temas abordados: focos das ONGs em defesa da segurança viária e das vítimas de acidentes; diretrizes para organizações que advogam em favor da segurança no trânsito; preparação para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, Media Training; o que funciona na prevenção às lesões no trânsito, encontros regionais e o referido projeto de uma aliança mundial de ONGs.

O evento destacou iniciativas de ONGs do Reino Unido, Egito, Tanzânia, Estados Unidos e México, entre outros, tendo contado com a participação de três organizações brasileiras: Criança Segura(Safe Kids), Vida Urgentee Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Além da troca de experiência com outras ONGs, o encontro foi uma chance para os representantes de estas instituições brasileiras iniciarem uma maior aproximação com os representantes da OPAS/OMS no Brasil no Projeto “Vida no Trânsito” no sentido de se buscarem caminhos para uma participação objetiva destas ONGs no momento em que as cidades integrantes do projeto desenham. null

Veja mais sobre este encontro e os temas abordados nestes links: Road Safety: Nongovernmental Groups Forge Joint Advocacy Strategy, e Faces behind the figures: voices of road crash victims and their families (2007) .

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595