Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil participa das comemorações do Dia Mundial da Água.

 

No dia 22 de março de 2011 a OPAS/OMS no Brasil participou das comemorações  do Dia Mundial da Água organizadas pela FUNASA no Ministério da Saúde  e pela Agência Nacional de Águas (ANA/MMA), órgão da estrutura do Ministério do Meio Ambiente. Durante o evento a ANA/MMA lançou a publicação Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água que reúne informações detalhadas sobre a situação dos 5.565 municípios brasileiros com relação às demandas urbanas, à disponibilidade hídrica dos mananciais, à capacidade dos sistemas de produção de água e inclui também informações dos serviços de coleta e tratamento de esgotos.

 O Atlas consolida um amplo trabalho de diagnóstico e planejamento nas áreas de recursos hídricos e saneamento no Brasil, com foco na garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas em todo o País e se transforma em uma importante fonte de informação para o planejamento de programas e projetos dirigidos ao atendimento das demandas urbanas de água no país.


Os resultados detalhados do Atlas Brasil estão disponíveis no site
www.ana.gov.br/atlas.


Além disso, a ANA e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançaram o livro “Cuidando das Águas – Soluções para Melhorar a Qualidade dos recursos hídricos”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que traz anexo uma apresentação de soluções e boas práticas de gestão dos recursos hídricos no Brasil


Comemorações na FUNASA

Dando seqüência às comemorações, a FUNASA organizou um debate sobre o tema da qual participaram além da Ministra Ideli Salvatti da Pesca e Aqüicultura, os senhores Vicente Andreu - Diretor Presidente da ANA, Faustino Lins, Presidente da FUNASA  e Eng Mara Oliveira, representando a  OPAS/OMS. Estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e outras autoridades.

Na cerimônia de abertura, o Presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins, assinou a portaria n° 177, estabelecendo diretrizes, competências e atribuições da FUNASA Programa Nacional de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano. O documento visa, entre outras atividades, garantir que estados e municípios atendam aos parâmetros seguros no que refere a qualidade da água para consumo humano.

Foto: Edmar Chaperman/Funasa

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595