Home


Representantes da área de Preparativos para Emergências e Socorro em caso de Desastres (PED) da Sede da OPAS apóiam o Ministério da Saúde no Brasil.

 Representantes da área de Preparativos para Emergências e Socorro em situação de Desastres (PED) da Sede da OPAS em Washington e da OPAS/OMS no Brasil participam de uma missão de apoio  ao Ministério da Saúde para a construção de um Plano Nacional de Preparação e Respostas às Emergências em Saúde Pública no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde e por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas às Emergências em Saúde Pública (CIEVS/SVS).

 Entre os dias 28 de março e 08 de abril os Drs Dr. Ciro Ugarte, Assessor Regional para Redução de Risco e Preparação para Desastres e Dr. Ronald St. John Assessor em Controle de Doenças Infecciosas e  Ex-Diretor Geral do Centro de Preparação e Resposta da Agencia de Saúde Pública do Canadá estarão apoiando a Secretaria de Vigilância em Saúde /MS no estabelecimento de diretrizes e estratégias para a construção de um “Plano Nacional de Preparação e Respostas às Emergências em Saúde Pública”, composto por um módulo geral abordando questões que envolvem aspectos de riscos biológicos, físicos, químicos, desastres naturais ou antropogênicos e módulos específicos que abordarão emergências em saúde pública mais freqüentes no território nacional, como: influenza, dengue, febre amarela, hantavirose, cólera, acidentes com produtos perigosos entre outros. A missão deve também orientar  a preparação de um  “Plano de Ativação e Operação de Monitoramento de Emergências em Saúde Pública”, no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde e por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas às Emergências em Saúde Pública (CIEVS/SVS).

Os consultores, juntamente com Dr Enrique Gil Coordenador da Gerencia de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável ( GPCDDS) da OPAS/OMS no Brasil  participaram de reuniões co Dr Jarbas Barbosa, Secretario de Vigilância em Saúde e  com as diferentes áreas da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) que atuam com doenças transmissíveis, saúde ambiental, saúde do trabalhador,  sistemas de informação estratégicas, laboratórios, bem como com técnicos da assistência, urgências e emergências e atenção básica da Secretaria de Assistência à  Saúde (SAS), além das diferente áreas da  Agencia de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretária Executiva analisando e avaliando os procedimentos que são tomados em situações de emergências ou desastres.

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595