Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Terceira reunião do Projeto de Cooperação Técnica de Trânsito entre cidades de Belo Horizonte - Buenos Aires - Montevidéu

 nullOPAS/OMS no Brasil participa, em Montevidéu, no Uruguai, da 3ª reunião do Projeto de Cooperação Técnica entre as Cidades de Belo Horizonte - Buenos Aires - Montevidéu para o fortalecimento das capacidades locais em segurança no trânsito, no âmbito da cooperação Sul-Sul.

Neste encontro, onde os participantes visaram a um trânsito mais seguro nas três cidades, foi analisado o empoderamento da Comunidade com vistas a um transito seguro.

 A reunião, ocorrida entre os dias 30 de março ao 1º de abril de 2010, se deu na prefeitura da capital Uruguaia, onde representantes de diferentes instituições relacionadas ao trânsito apresentaram, em um primeiro momento, uma palestra sobre o que é “empoderamento”, feita por Mario Gonzalez - consultor da OPAS/OMS no Uruguai, após a qual se apresentaram experiências do empoderamento em nas três cidades. Às apresentações, seguiram-se debates entre os representantes de todas as cidades integrantes do Projeto TCC, tendo em vista incluir este conceito na intervenções relacionadas ao trânsito.

 

nullNa tarde do primeiro dia da jornada, foi feita uma visita ao Centro de Comando Unificado 911 - Ministério do Interior, onde os participantes conheceram as instalações e constataram o moderno funcionamento do sistema de informações.  No mesmo local foi realizada uma reunião para dar seguimento aos encaminhamentos discutidos em Belo Horizonte e Buenos Aires. Foi discutida a integração dos sistemas de Serviços de Atenção Médica de Urgência (referência e contra-referencia) das três cidades. Os diretores do órgão do SAMU de Belo Horizonte, SEME de Buenos Aires e Montevidéu estiverem presentes no debate. Também foi tratada a possibilidade de se ter uma rede virtual para intercâmbio de informações.

 

nullNa manhã do dia seguinte, foi feita a visita à Escola de trânsito para crianças, onde os convidados puderem observar um grupo de estudantes fazendo praticas de segurança viária em bicicletas.  Pela tarde foi realizada uma visita à escola N 172, onde foi desenvolvido o plano CEIBAL, que consiste em realizar a educação no nível de ensino elementar com recursos de informática (cada aluno e provido de um laptop pessoal).

 

Mais tarde outra visita foi feita, desta vez na escola Sanguinetti onde os visitantes puderam observar uma blitz educativa com entrega de boletins informativos e coletes reflexivos a os pais dos alunos e transeuntes.

 

 nullMais tarde, a delegação assistiu a entrega da certificação aos alunos do Curso de Formação de Agentes Comunitários na Segurança Viária, onde esteve a Prefeita da cidade - Sra. Ana Olivera, que ressalto a importância e o apoio para estas atividades.  No final da reunião, chegou-se às conclusões baseadas em os três eventos realizados em as  três cidades e a publicação de um documento sobre o TCC – processo e resultados alcançados – que será elaborado de forma conjunta e publicado por Buenos Aires. Também se pactuo estabelecer um acordo de cooperação entre os sistemas de atenção pré-hospitalar das três cidades, que será assinado na reunião final a ser realizada em Belo Horizonte, em data a se definir.

http://redescomunitariasdesalud.blogspot.com/2011/04/programa-de-promocion-de-salud-y.html

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595