Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil participa de ato pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito no Congresso Nacional

nullAtendendo a convite do parlamento brasileiro, a OPAS/OMS no Brasil, representada por seu Coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental, compôs a mesa técnica da “Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro”, instância suprapartidária do Congresso Nacional que têm como objetivo a redução de mortes e lesões do trânsito das cidades e rodovias brasileiras.

O Evento, realizado Câmara dos Deputados  em 6 de Abril de 2011, foi marcado como a manifestação do parlamento e da sociedade brasileira em favor da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamado pelas Nações Unidas, com especial empenho da Organização Mundial de Saúde e suas representações regionais.

Na ocasião, o Dr. Diego González, Coordenador da UTDSSA, lembrou da trajetória percorrida desde novembro de 2009, quando, atendendo a uma solicitação da Assembléia Geral das Nações Unidas, o Governo da Rússia sediou a Primeira Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária.

A reunião em Moscou contou com a presença de ministros, representantes de agências da ONU, organizações da sociedade civil e empresas privadas, incluindo a delegação Brasileira, representada pelo Deputado Hugo Leal e o Diretor do Departamento de Análise da Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Otaliba Libânio e Dra. Marta Silva.

O grupo reunido na Rússia fez um forte apelo em favor do enfrentamento do grande e crescente impacto do acidentes de trânsito e, ao fim dos trabalhos convidou a Assembléia Geral da ONU de declarar uma Década de Ação para a Segurança no trânsito 2011-2020 – clamor prontamente atendido pelas Nações Unidas de e apoiado pela OMS e OPAS, que identificam nos acidentes de trânsito um grave problema de saúde pública e equidade social.

nullA Década de Ação foi oficialmente proclamada pela ONU em Março de 2010, trazendo a proposta de estruturação de planos nacionais estruturados em pilares básicos, quais sejam:

- Fortalecimento da Gestão da Segurança no Trânsito;

- Infra Estrutura veicular adequada;

- Segurança Veicular;

- Comportamento e segurança dos usuários;

- Atendimento ao trauma, assistência pré-hopitalar, hospitalar e à reabilitação;

Espera-se que em 11 de Maio próximo os países divulguem, mundialmente seus planos para a década. Vários países estão planejando grandes eventos de lançamento para 11 de maio de 2011. Para marcar a ocasião, a marca de segurança no transito – o novo símbolo global- será projetado nos monumentos nacionais. Foi confirmado que este simbolo será projetado no “Times Square” em New York, no “The Swing” em Bangkok e que o Jato D’água em Genebra será iluminado na cor da marca. As discussões continuam para ter a marca projetada tambem em alguns outros monumentos como Big Ben em Londres, Casa Branca en Washington DC e Torre Eiffel em Paris.

nullA OPAS/OMS no Brasil já reforçou o pedido da OMS ao Reverendíssimo Bispo Dom Orani Tempesta para viabilizar a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com as cores da marca da década (amarelo e laranja); e ao Deputado Hugo Leal para fazer o mesmo no edifício do parlamento brasileiro no dia 11 de maio, ou durante toda a semana, a exemplo do que farão outros países, em todo o mundo.

O Dr. Diego Gonzalez informou que do Brasil, que se fez presente na reunião e foi um dos signatários da Carta de Moscou, há uma grande expectativa da Comunidade internacional de segurança no trânsito da OMS quanto aos rumos do país diante da questão das mortes e lesões no trânsito, seja em função da crescente motorização que o país experimenta neste momento de crescimento econômico, seja em função da liderança que o país vem representando entre os países em desenvolvimento.

O Coordenado da UTDSSA lembrou ainda que a OPAS, em sua missão de fortalecer os governos nacionais em questões voltadas à saúde pública, se dispõem prontamente a apoiar iniciativas como estas e outras em que participação da Organização se faça possível e desejada.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595