Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Dia Mundial da Saúde - OPAS /OMS Brasil realiza cerimônia de comemoração

nullO Dia Mundial da Saúde 2011, celebrado no dia 07 de abril, está dedicado à resistência aos antimicrobianos, uma ameaça para a atenção aos pacientes e ao controle das doenças em todo o mundo. Durante evento comemorativo realizado na OPAS/OMS no Brasil, que contou com a presença do Secretário em Vigilância à Saúde, Jarbas Barbosa, representando o Ministro da Saúde, Alexandre padilha e do que Diretor Presidente da ANVISA, Dirceu Barbano foi exibida uma mensagem em vídeo da Diretora da OPAS Mirta Roses.

A abertura do evento foi relaizada pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, que destacou a relevãncia do tema escolhido e destacou o fato de ser celebrado no mesmo dia o aniversário da OMS, que completa 63 anos.

null“O Dia Mundial da Saúde é um dia especial. É o dia do aniversário da Organização Mundial da Saúde, que há 63 anos trabalha por uma saúde com qualidade. O Dia Mundial da Saúde de 2011 está dedicado à resistência aos antimicrobianos, não sendo um momento só para chamar a atenção de alguns problemas, mas também, para alavancar respostas de questões importantes que muitas vezes ficam fora de alguma agenda de prioridades.”, destacou o Representante.        

O evento contou com a participação dos Programas Nacionais  para o Controle de Malária , Tuberculose e AIDS, além das áreas responsáveis  pelo controle da infecção em serviços de saúde (GGTES/ANVISA) , uso racional de medicamentos / Assistência Farmacêutica (DAF/MS) e controle da propaganda (GGPRO/ANVISA), Secretarias Estaduais de Saúde e Representantes da Sociedade Civil. Durante o evento foi apresentado um Pacote de Políticas de combate à resistência aos antimicrobianos com seis componentes básicos:

null1: Comprometer-se com um plano nacional integral e financiado, com responsabilidade e o engajamento da sociedade civil. (Plano diretor de combate à resistência aos antimicrobianos).

2: Reforçar a vigilância e capacidade laboratorial.

3: Garantir acesso ininterrupto a medicamentos essenciais de qualidade garantida.

4: Regulamentar e promover o uso racional de medicamentos, inclusive na pecuária, e assegurar a assistência adequada aos enfermos.

4 “Sub-componente” D: Reduzir o uso de antimicrobianos em animais dos quais se obtêm alimentos.

5: Melhorar a prevenção e o controle de infecções.

6: Promover inovações , pesquisa e desenvolvimento em busca de novas ferramentas.

Veja a agenda completa do evento.

Confira o discurso de abertura.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595