Skip to content

CIRHUS apresenta balanço da experiência nos países andinos

Imprimir E-mail

O Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) apresenta, de 13 a 15 de abril em Natal, um levantamento sobre o trabalho desenvolvido na região andina. A experiencia do CIRHUS nesses países, conta com o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional (TC 41).

A reunião também tem objetivo apresentar as lições aprendidas para o desenvolvimento de líderes em políticas de recursos humanos na Região Andina, as expectativas e estratégias voltadas para o fortalecimento de capacidades.

O encontro contará com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde dos países em que o Curso foi realizado, das instituições em que o Curso foi desenvolvido e consultores regionais e sub-regionais em recursos humanos da OPAS/OMS.

O CIRHUS foi realizado em quatro países da sub-região andina (Chile, Colômbia, Equador e Peru) para o fortalecimento de capacidades nacionais de liderança e condução de políticas de recursos humanos. Esses cursos estão foram implantados com apoio da equipe CADRHU e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na Universidad Central del Ecuador/Instituto de Salud Pública, no Equador; Universidad Peruana Cayetano Heredia/Escuela de Salud Pública, no Peru; e Universidad del Valle e Universidad del Bosque, na Colômbia.

De acordo com o coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana, a “atividade pode ser considerada como um modelo do processo de cooperação Sul-Sul via TC 41 e foi realizada com pleno sucesso”.

Durante o evento também será lançada a versão em espanhol do livro Cooperação Técnica entre países para a formação de dirigentes de Recursos Humanos em Saúde. A publicação “Cooperación Tecnica entre países para la formación de dirigentes de Recursos Humanos en Salud” pode ser acessada aqui.

Última atualização em Seg, 31 de Outubro de 2011 13:17

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595