Boletins Panaftosa

Home Página Principal Bolsista do NETHIS apresenta trabalho na XIV Biblio Salud, na Espanha

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Bolsista do NETHIS apresenta trabalho na XIV Biblio Salud, na Espanha

nullA pesquisa científica “Perspectivas sobre diplomacia da saúde na BVS: análise da metodologia DeCS” será apresentada pela bolsista do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), Tyara Barbosa, na XIV Conferência Nacional de Informação e Documentação em Ciências da Saúde – Biblio Salud 2011. O evento acontece de 13 a 15 de abril em Cádiz, na Espanha.

Segundo a pesquisadora, “o estudo teve como objetivo a análise do termo “diplomacia da saúde” enquanto descritor da metodologia DeCS, um vocabulário controlado especializado em Ciências da Saúde com 30.369 descritores, que foi desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) para indexação e recuperação da informação em saúde. Assim, o estudo questionou a recuperação de documentos técnico-científicos sobre o tema diplomacia da saúde na BVS, bem como o impacto do descritor quanto ao aperfeiçoamento da BVS em termos de contribuição para a saúde na região”, esclarece.
 
De acordo com os resultados da pesquisa, com o emprego do termo 'diplomacia da saúde' há consideráveis números de acesso a conteúdos da BVS. Entretanto o termo ‘Cooperação Internacional’, descritor que se mais se aproxima da definição de diplomacia da saúde, não contempla as seguintes considerações, que são características da diplomacia: a existência de Estados; a interação significativa entre atores; e a disseminação da percepção das questões demandadas pelos arranjos supranacionais.

“Concluí que o aperfeiçoamento do DeCS é uma estratégia de aprimoramento da qualidade de informação ao ampliar a recuperação de conteúdos relevantes em diplomacia da saúde. O que favorece o compartilhamento de conhecimento sobre 'diplomacia da saúde' dentro das redes de cooperação da BVS”, explicou Tyara Barbosa.
 
A “diplomacia da saúde” é uma das linhas de pesquisa dos grupos de estudos do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis).

O Núcleo é uma iniciativa consorciada entre a Fiocruz e a Universidade de Brasília (UnB) por meio, respectivamente, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e Cátedra UNESCO / PPG em Bioética, projeto que conta com apoio da OPAS/OMS - Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41). O Nethis visa estabelecer um programa permanente de estudos e debates sobre temas relacionados à saúde, relações internacionais e bioética.

Para mais informações o Nethis, clique aqui.

 

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595