Skip to content

Bolsista do NETHIS apresenta trabalho na XIV Biblio Salud, na Espanha

Imprimir E-mail

nullA pesquisa científica “Perspectivas sobre diplomacia da saúde na BVS: análise da metodologia DeCS” será apresentada pela bolsista do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), Tyara Barbosa, na XIV Conferência Nacional de Informação e Documentação em Ciências da Saúde – Biblio Salud 2011. O evento acontece de 13 a 15 de abril em Cádiz, na Espanha.

Segundo a pesquisadora, “o estudo teve como objetivo a análise do termo “diplomacia da saúde” enquanto descritor da metodologia DeCS, um vocabulário controlado especializado em Ciências da Saúde com 30.369 descritores, que foi desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) para indexação e recuperação da informação em saúde. Assim, o estudo questionou a recuperação de documentos técnico-científicos sobre o tema diplomacia da saúde na BVS, bem como o impacto do descritor quanto ao aperfeiçoamento da BVS em termos de contribuição para a saúde na região”, esclarece.
 
De acordo com os resultados da pesquisa, com o emprego do termo 'diplomacia da saúde' há consideráveis números de acesso a conteúdos da BVS. Entretanto o termo ‘Cooperação Internacional’, descritor que se mais se aproxima da definição de diplomacia da saúde, não contempla as seguintes considerações, que são características da diplomacia: a existência de Estados; a interação significativa entre atores; e a disseminação da percepção das questões demandadas pelos arranjos supranacionais.

“Concluí que o aperfeiçoamento do DeCS é uma estratégia de aprimoramento da qualidade de informação ao ampliar a recuperação de conteúdos relevantes em diplomacia da saúde. O que favorece o compartilhamento de conhecimento sobre 'diplomacia da saúde' dentro das redes de cooperação da BVS”, explicou Tyara Barbosa.
 
A “diplomacia da saúde” é uma das linhas de pesquisa dos grupos de estudos do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis).

O Núcleo é uma iniciativa consorciada entre a Fiocruz e a Universidade de Brasília (UnB) por meio, respectivamente, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e Cátedra UNESCO / PPG em Bioética, projeto que conta com apoio da OPAS/OMS - Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41). O Nethis visa estabelecer um programa permanente de estudos e debates sobre temas relacionados à saúde, relações internacionais e bioética.

Para mais informações o Nethis, clique aqui.

 

Última atualização em Qui, 28 de Abril de 2011 17:10

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595