Skip to content

Serviços de Saúde Baseados no Cidadão

OPAS/OMS Brasil e SES/SP realizam Fórum para discutir Redes de Atenção à Saúde

nullSão Paulo sedia Fórum para discutir Redes Regionais de Atenção à Saúde, em uma parceria entre a SES/SP e a OPAS/OMS Brasil, no dia 11 de abril no Instituto de Saúde (IS) de São Paulo. Participaram da mesa de abertura Dra. Sonia Venâncio, Diretora substituta do IS, Dr. Félix Rigoli, OPAS/OMS Brasil, autoridades gestoras da SES/SP, COSEMS/SP e Ministério da Saúde. 

As demais autoridades presentes fizeram exposiçoes dialogadas sobre o tema, iniciando com Dr. Hernán Montenegro (OPS/OMS Washington, DC) que apresentou um panorama regional das diretrizes OPAS/OMS sobre a organização de redes integradas de atenção à saúde (RISS), Dra. Ana Lúcia Gurgel que falou das perspectivas nacionais para as redes de atenção, seguida por Dr. Renilson Rehem apresentando a perspectiva estadual SES-SP, Dr. Luis Fernando Tofani, falando sobre a perspectiva municipal COSEMS-SP e Dr. Renato Tasca sobre a perspectiva e posição da OPAS/OMS Brasil.
Todas as falas concordaram com os princípios elementares nullde organização de uma rede, a saber, gestão compartilhada, território vivo, direcionamento às necessidades em saúde da população, coordenação a partir da APS, instrumentos de gestão e informação compartilhados e acessíveis a todos e abordagem intersetorial na produção de saúde.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595