Boletins Panaftosa

Home


Izabel dos Santos é homenageada durante reunião de Avaliação do CIRHUS em Natal

Imprimir E-mail

Representantes dos ministérios de saúde e universidades da região Andina participam de solenidade de homenagem à Izabel dos Santos, durante a reunião de avaliação e perspectivas do Projeto CIRHUS - cooperação entre o Brasil e países daquela região com apoio da OPAS/OMS, em 14 de abril em Natal.

Por iniciativa da Secretaria do Estado de Saúde do Rio Grande do Norte a Biblioteca do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) recebe o nome de "Izabel dos Santos", pela sua dedicação na valorização do trabalho e na qualificação dos trabalhadores da saúde.

A trajetória dessa mineira de Pirapora marcou a luta pelo reconhecimento dos trabalhadores de nível médio de enfermagem como profissionais capazes de trabalhar com competência e dignidade. Suas idéias nortearam a construção de um novo paradigma de articulação ensino-serviço em saúde, exercendo enorme influência no desenvolvimento das políticas de Recursos Humanos em Saúde no Brasil. Izabel foi consultora de recursos na OPAS/Brasil nas décadas de 1970-90.

José Paranaguá de Santana, gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41) destacou a importância de sua contribuição na consolidação de formação de Recursos Humanos em Saúde que transcende sua atuação no Brasil. "Atualmente, diversos países têm interesse nos avanços na qualificação dos recursos humanos em saúde que ela ajudou a construir".
 

Última atualização em Ter, 10 de Maio de 2011 16:04
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595