Skip to content

Serviços de Saúde Baseados no Cidadão

OPAS/OMS no Brasil realiza Oficina para construção da proposta de avaliação de Redes de Atenção à Saúde (RAS) no SUS

 nullFoi realizada no dia 13 de abril de 2011 na OPAS/OMS no Brasil uma oficina para discutir a viabilidade da elaboração de uma proposta de avaliação das RAS a partir dos atributos propostos pela OPS/OMS e que constam nas diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo foi promover o debate e produzir subsidios para a elaboração de um instrumento eficiente para avaliar as RAS como contribuição para o processo de construção e fortalecimento das redes no SUS.

Estiveram presentes na oficina representantes do Ministério da Saúde, Conass, Conasems, instituições de ensino e pesquisa, secretarias estaduais de saúde e o Coordenador de Projetos e Serviços Integrados de Saúde do Escritório Central da OPAS em Washington.null

No período da manhã, após a abertura da oficina realizada por Renato Tasca (OPAS/OMS Brasil), foram realizadas quatro exposições dialogadas, iniciando com Hernán Montenegro (OPAS/OMS Washington) abordando a análise dos atributos das RAS para avaliar o nível de integração das Redes de Atenção – baseado no Documento: Redes Integradas de Servicios de Salud: Conceptos, Opciones de Política y Hoja de Ruta para su Implementación em las Américas.

A seguir, Adriano Oliveira (DARA/SAS/MS) trouxe os elementos para avaliação de redes proporcionados pela Portaria nº 4.279, de 30/12/10, e Glória Walker (SE/MS) apresentou o projeto QualiSUS, projeto de formação e melhoria da qualidade das redes de saúde, financiado pelo Banco Mundial. Para encerrar as apresentações, Julio Muller (ISC/UFMT) fez um relato da metodologia utilizada na análise das Funções Essenciais de Saúde Publica (FESP) adaptada pelo Conass.

Após intenso debate foi consenso entre os participantes a necessidade de aprofundar as discussões dos diferentes entendimentos acerca do tema e os desafios  metodológicos colocados para se ter instrumentos de avaliação capazes de apoiar a gestão das redes, considerando o federalismo brasileiro e as diferenças regionais.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595