Home Página Principal Oficina da Universidade Aberta do SUS discute a importância dos tutores no aprendizado à distância

Capacidades Humanas para a Saúde



Oficina da Universidade Aberta do SUS discute a importância dos tutores no aprendizado à distância

Anull Universidade Aberta do Sus (UNA-SUS) realizou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre 12 e 14 de abril de 2011, uma oficina para debater sobre a tutoria no contexto da UNA-SUS. A iniciativa tem o apoio da OPAS/OMS através do Programa de Política de Recursos Humanos (TC 57). O evento reúne os Coordenadores de Projetos da Rede UNA-SUS.

A abertura do evento reuniu na mesa o Professor Paulo Roberto Volpato Dias, Coordenador do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UERJ; Vinícius de Araujo Oliveira,  Coordenador da Equipe Técnica da UNA-SUS; Daniel Soranz, Subsecretário de Atenção Primária e Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil  do Rio de Janeiro;  Manoel Roberto Cruz Santos, assessor da diretoria do COSEMES; Plinio José da Rocha, Diretor da Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ; Sônia Acioli, diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ, Maria Isabel da Costa de Souza, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UERJ. 
 
Um dos destaques foi a palestra da Professora Lina Barreto, consultora OPAS/UNA-SUS, que aprenullsentou os vários papeis do tutor no processo de ensino e aprendizagem à distância. A Professora Eloiza Oliveira, da equipe pedagógica da UNA-SUS/UERJ, refletiu sobre os principais desafios da ação tutorial utilizando a metáfora da firmeza e a delicadeza das bailarinas de Degas. A professora Milta Torrez, da equipe pedagógica da ENSP/Fiocruz, falou sobre as concepções de educação e tutoria. 
 
Na segunda mesa temática, coordenada pela Professora Maira Ines, foram apresentadas algumas experiências em tutoria nos projetos da UNA-SUS. Foi na quinta-feira, 15 de abril, e contou com a presença de Gisele Grinevicius Garbe e Celso Zilbovicius  coordenadores da UNA-SUS/UNIFESP, Rita de Cassia Souza da UNA-SUS/UFSC e Sheila Rubia Lindner da UNA-SUS/UFSC e Mara Vasconcelos e Celina Camilo de Olieira, da UNA-SUS/UFMG.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595