Skip to content

Telessaúde Brasil será ampliado em 2011

Imprimir E-mail

nullO anúncio da ampliação do Telessaúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o apoio do Programa de Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 57) da OPAS/OMS, foi feito durante o Seminário Nacional sobre Escassez, Provimento e Fixação de Profissionais da Saúde em Áreas Remotas e de Maior Vulnerabilidade. O evento, que contou com a presença do Gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Felix Rígoli, foi realizado nos dias 13 e 14 de abril no Hotel Kubistchek Plaza, em Brasília.

O programa Telessaúde auxilia na formação e capacitação dos profissionais do SUS e atualmente funciona em todas as regiões do país através de nove núcleos. “O programa Telessaúde é uma ferramenta indispensável para aumentarmos o acesso, com qualidade, num país das dimensões do Brasil", destacou Félix Rígoli.

Durante o Seminário, a diretora de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Ana Estela Haddad ressaltou que o número de teleconsultas oferecidas pelo programa pode triplicar.  “Diariamente, 5.900 equipes de saúde da família recebem a teleconsulta . O Telessaúde está preparado para atender o desafio de expansão que está sendo colocado,  que é de 21 mil teleconsultas”,  disse a diretora.

Durante o Seminário também foram discutidos investimentos na qualificação de profissionais e a renovação da rede física. Um dos objetivos é aumentar a informatização do atendimento e levar a banda larga a todas as Unidades Básicas de Saúde.

O Seminário Nacional sobre Escassez,Provimento e Fixação de Profissionais da Saúde em Áreas Remotas e de Maior Vulnerabilidade foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


 

Última atualização em Seg, 25 de Abril de 2011 14:28

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595