Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil esteve em reunião com a Regional 5 no marco do projeto RVL em Fortaleza

Em 18 de abril de 2011 foi realizada uma reunião com Récio Récio Ellery Araújo, Secretário Regional e que apresentou a Regional 5. Participaram da reunião cerca de 25 pessoas, incluindo representantes da OPAS/OMS no Brasil, distritos de saúde, educação, meio ambiente, saúde, esporte e lazer e ainda representantes do orçamento participativo, assessoria comunitária, assessoria de cultura e movimentos sociais.

Com cerca de 560.505 mil habitantes e área de 6.347 hectares, a Secretaria Executiva Regional 5 (SER 5), é composta por 18 bairros. Possui um grande potencial hídrico com 29.717 metros de canais e riachos, 9 lagoas e 8 açudes que no entanto produzem aproximadamente 120 toneladas de material retirado em duas limpezas anuais. A defesa civil identificou 103 áreas de risco ambiental onde vivem cerca de 22.881 famílias.

Conta com 349 equipamentos públicos municipais e uma gestão que busca integrar-se à comunidade, além de promover articulação intra e intersetorial. 

Dr Récio destacou a reativação e qualificação dos conselhos de Educação e de Saúde nos âmbitos Regional e local e do Conselho Tutelar, além da realização do Orçamento Participativo e da implantação e ampliação da ouvidoria, reconhecida como um canal de comunicação entre a gestão e a comunidade.

Voltados para a questão do Meio Ambiente, foram apresentados ainda o projeto Feiras Livres e Saudáveis, o trabalho de revitalização do Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga e de urbanização do entorno da Lagoa do Mondubim. Em relação à saúde, o Secretário destacou a ampliação da Estratégia Saúde da Família que conta atualmente com 713 equipes, com mais de 50% de cobertura populacional, superior à cobertura do município e ainda a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de falar sobre a saúde mental e a reforma e ampliação das unidades de saúde.

A SER 5 possui 87 escolas e 28 creches, com cerca de 3.518 servidores e 62.048 alunos. Na oportunidade foi destacada uma grande conquista em 2011, que foi a acolhida e a viabilização da matrícula e participação nas aulas, de todas as crianças e adolescentes que buscaram por vagas na rede de ensino,

Conta ainda com 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS),  6 Unidades de Cadastro Único, 2 Centros de Cidadania e uma unidade de profissionalização.

Apos a exposição do Secretário Regional foi realizada uma mostra das experiências e trabalhos desenvolvidos pela gestão em parceria com a comunidade. Estratégias de promoção da saúde, prevenção de doenças, como a dengue e DST-AIDS, acompanhamento de programas voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como trabalhos feitos pela comunidade com o apoio do Distrito de Assistência Social foram apresentados.

Em seguida Dr Diego Gonzalez falou sobre a iniciativa Rostos, Vozes e Lugares evidenciando a importância da intersetorialidade e da postura proativa da gestão, destacando o poder de convocatória para a realização de ações de forma conjunta e para o alcance de objetivos comuns.

Um vídeo sobre a estratégia Sua Voz na Regional, que tem como objetivos ampliar a participação e aproximar comunidade e gestão e o projeto Inclusão Produtiva voltado ao desenvolvimento da autonomia das mulheres, que trabalha a auto-estima, formação e geração de renda, também foram apresentados e referidos outros projetos e experiências desenvolvidas, como o Mulheres Guerreiras.

Novamente Dr Diego destacou a sintonia das experiências com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a importância de promover a conexão entre estes, para maior visibilidade, possibilidade de partilha e estímulo para seguir em frente rumo aos grandes desafios que ainda são postos tanto à gestão como à comunidade.

Foi acordado o desenvolvimento da iniciativa Rostos Vozes e Lugares no território do Grande Bom Jardim, que engloba além do Bom Jardim os bairros Granja Portugal e Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho.

Finalizando a reunião, foi estabelecida uma agenda para organizar a participação da SER V na publicação da OPAS e na sequência os trabalhos para dar seguimento à iniciativa Rostos, Vozes e Lugares.

Nota preparada pela técnica Regiane Rezende - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza em colaboração com a OPAS/OMS Brasil.





 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595