Skip to content

PROFAPS discute formação técnica dos trabalhadores do SUS em Seminário Nacional

Imprimir E-mail

nullO Seminário Nacional do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) foi realizado entre os dias 27 a 29 de abril de 2011 e possibilitou pactuar estratégias para a implementação de cursos para formação de técnicos em vigilância em saúde,  radiologia, hemoterapia e citopatologia.

Durante o evento foram lançados os cadernos para cada um desses cursos técnicos, contendo diretrizes e orientações para a formação dos profissionais. 

O seminário integra as estratégias de desenvolvimento do PROFAPS, que é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa de Política de Recursos Humanos da OPAS/OMS.   

Dentre os temas abordados destacam-se: a formação técnica de nível médio no cenário das políticas de desenvolvimento e efetividade do SUS; a análise dos fundamentos que conformam os currículos de formação e a integração ensino-serviço enquanto estratégias pedagógicas; o processo político-pedagógico desenvolvido pelas Escolas Técnicas do SUS, em especial o que se refere à execução do PROFAPS.

Participaram dessas discussões dirigentes e técnicos do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, das 36 Escolas Técnicas do SUS, representantes do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, do CONASS, do CONASEMS e da OPAS.

A coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde,  Clarice Ferraz, destacou o lançamento do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica – PRONATEC. Segundo Clarice, esse Programa será importante para a educação profissional de técnicos de nível médio no país além de beneficiar a formação dos trabalhadores da saúde. 

Outro ponto ressaltado no seminário foi a necessidade de estreitar a parceira da  Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação com o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação para facilitar os processos de aprovação dos cursos técnicos na área da saúde. Nesse sentido, a coordenadora foi convidada para a próxima reunião do Fórum, que será em São Paulo, ainda sem data definida.

Para mais informações sobre o PROFAPS, clique aqui.
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595