Skip to content

5a. edição do livro "Tratamento de Doenças Infecciosas 2011-2012"

nullA Área de Vigilância da Saúde e de Prevenção e Controle de Doenças e o Programa PALTEX, programa ampliado de livros de texto e materiais de instrução , programa conjunto da OPAS/OMS e a Fundação Pan-Americana para a Saúde e a Educação (PAHEF),  apresentam a quinta edição do "Manual de Tratamento de Doenças Infecciosas, 2011-2012," cujo conteúdo se baseia em consultas de reconhecidos especialistas no campo da infectologia, da pediatria e da microbiologia clínica.

O tratamento das doenças infecciosas sofre contínuas modificações: é uma disciplina em constante atualização.O aparecimento e a disseminação das resistências aos antimicrobianos, dos avanços científicos, da produção de novos medicamentos e das novas evidências, fazem com que o "estado da arte" do tratamento das doenças infecciosas esteja em constante evolução.  
 
No marco da celebração do Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril durante o XV Congresso Pan-Americano de Infectologia, ocorreu o lançamento desta publicação. Nesta nova edição, revisada por especialistas de doenças infecciosas da Região das Américas, e com a colaboração valiosa da Associação Pan-Americana de Infectologia, traz importantes novidades:  

•  O tratamento da infecção pelo HIV tem sido atualizado segundo as últimas recomendações da OPAS/OMS (2010);  bem como as pautas de tratamento e prevenção das infecções oportunistas e infecções associadas à HIV/AIDS.  

•  As evidências e as experiências obtidas durante a pandemia de gripe 2009 que têm sido tomadas para atualizar o tratamento antiviral da gripe, que também inclui as últimas recomendações da OMS.  

•  O capítulo sobre tratamento antibiótico em pacientes com o câncer, com a febre e com a neutropenia foi revisado e atualizado com profundidade, incluindo novos algoritmos de manejo e a inclusão de novas pautas de tratamento antimicrobiano. 

•  Levou-se em consideração o perfil de resistência aos antimicrobianos da cepa circulante em epidemia de cólera que começou no Haiti para a atualização do tratamento.  

•  Como em edições anteriores, há uma atenção especial às doenças prevalentes nas Américas, como a doença de Chagas, e as doenças negligenciadas e parasitárias, que afetam as áreas mais vulneráveis da Região.  

Esta publicação está dirigida a especialistas em formação, estudantes de últimos anos de farmácia, profissionais de especialidades médicas ou cirúrgicas, como urologia, ginecologia, traumatologia, clínica médica e pediatria.   É uma ferramenta prática e simples de manejar, que ajuda a melhorar a qualidade da atenção e a segurança para os pacientes, e contribui para a contenção das resistências, já que indica o tratamento antimicrobiano de espectro mais enfocado com a posologia adequada.  

Maiores informações:

null

•  Mais sobre PALTEX      

•  Mais sobre o Dia Mundial da Saúde

 

Ver ficha técnica da publicação

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595