Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS reforça o lançamento da campanha mundial para promoção de higiene de mãos

nullA Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS reforça o lançamento da campanha mundial para promoção de higiene de mãos, a ser realizada em 05 de maio de 2011 "Save Lives: Clean Your Hands".

Mais informações nos links abaixo:

Convite para participar - 05 de maio de 2011 abaixo:

http://www.who.int/gpsc/5may/en/
http://www.who.int/gpsc/tools/Five_moments/en/index.html, com disponibilização de vários materiais.

Há também material sobre o tema Higiene de Mãos no site da ANVISA.

                                    Active Image

Instrumento de Autoavaliação para Higiene das Mãos 2011
Introdução e Instrução para o usuário - Publicado pela Organização Mundial da Saúde e traduzido em parceria com a APECIH - Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde.

Formato atual - parte I (Português - APECIH / OPAS/OMS)   (Espanhol)

Formato atual - parte II (Português - APECIH / OPAS/OMS)

Introdução e Instrução para o Usuário A Estrutura de Autoavaliação para Higiene das Mãos é uma ferramenta sistemática com a qual pode se proceder à análise situacional da promoção e práticas da higiene das mãos dentro de uma única instituição de assistência à saúde.

Qual é o seu propósito?
Além de provocar refl exão acerca dos recursos existentes e de suas realizações, o Instrumento de Autoavaliação para Higiene das Mãos, também contribui para focar em planejamento e desafi os futuros. Ela atua, particularmente, como ferramenta de diagnóstico, identifi cando elementos chave que requerem atenção e melhorias. Os resultados podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de um plano de ação para o programa de higiene das mãos da instituição. O uso repetido do Instrumento de Autoavaliação para Higiene das Mãos permitirá também a documentação do progresso ao longo do tempo. Acima de tudo, esta ferramenta deverá ser um catalisador para implantação e sustentação de um amplo programa de higiene das mãos numa instituição de assistência à saúde.

Quem deve utilizar o Instrumento de Autoavaliação para Higiene das Mãos?
Esta ferramenta deve ser utilizada por profi ssionais encarregados de implantar estratégia para melhorar a higiene das mãos dentro de uma instituição de assistência à saúde.Se ainda não houver uma estratégia em implantação, ela pode então ser utilizada por profi ssionais encarregados do controle de infecção, ou administração superior. A estrutura pode ser utilizada globalmente por instituições de assistência à saúde em qualquer nível de progresso no que tange à higiene das
mãos.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595